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segunda-feira, 25 de março de 2013

Origem do Wing Chun

WING CHUN







































Wing chun (ving tsun ou wing tsun) é um sistema de 

luta surgido no sul da China que se distingue pela 

economia de movimentos e utilização da estrutura 

óssea.A arte baseia-se na leitura da inteligência da 

"Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro". 


Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun 


espalhados por todo o mundo trabalhem para o 

crescimento deste estilo, sua grande popularidade no 

ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, 

Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que o praticou e o 

valorizou, utilizando-o como base para o "estilo" de luta 

que ele viria a criar tempos depois, o Jeet Kune Do.


DESCRIÇÃO DO ESTILO:


Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, 


criado na China por uma mulher ( Informação não 

confirmada, sendo por muitas linhagens, considerada 

um mito para manter a arte disfarçada).

Simples e eficiente, descarta todo movimento 


acrobático.


É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir 

que qualquer tipo de pessoa, independentemente de 

tamanho, força ou sexo, possa se defender de 

agressores maiores e mais fortes.


Neste sistema trabalha-se com todas as possibilidades: 

mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de 

pé, sentado ou já no chão, etc...


Wing Chun é um estilo antigo e suas origens vêm do 

mosteiro Shaolin (Siu Lan), onde a mestra de artes 

marciais, Monge Ng Mui, possuía habilidade técnica 

superior aos combatentes do seu tempo.


Segundo a lenda, partindo do conhecimento dos estilos 

tradicionais, e pela leitura da luta entre a serpente e a 

garça, Ng Mui criou um novo e eficaz sistema de 

combate, que não só retificava as debilidades dos 

sistemas convencionais, mas também tirava proveito 

delas.


Tornou-se um sistema de luta com o passar das 

gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas 

técnicas, como por exemplo, a introdução do bastão 

longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações 

da Ópera Chinesa).A principal diferença, entre os estilos 

praticados até então, está em seu conceito de defesa. 

Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de 

tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-

atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois 

contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de 

utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a 

defesa já funciona como ataque e vice-versa.


HISTÓRIA DO WING CHUN:


Há aproximadamente 250 - 300 anos, o povo chinês Han 

vivia sob mercê do povo Manchu, guerreiros da nobreza 

da China.


Os Chineses Hans eram proibidos de praticar artes 

marciais, mesmo sendo a etnia da grande maioria da 

população chinesa até hoje.


Contudo, no templo de Siu Lan, era possível praticar o 

Kung Fu, sem restrições, pois as artes marciais tinham 

papel importante para o maior entendimento na busca 

da iluminação.


Existem várias versões para a história do sistema 

envolvendo o templo de Shaolin (Siu-Lan), a monja Ng 

Mui, e a jovem Yim Wing Chun, de acordo com a 

linhagem a que pertencem.


Yim Wing Chun

A partir de "Leung Bok Toa" (marido de Yim Wing Chun) 

a história basicamente segue igual, com exceção de 

algumas recentes versões que descartam totalmente a 

existência de Yim Wing Chun como uma pessoa, e dão 

um salto na história até a era dos juncos vermelhos. 


Aqui são apresentadas algumas destas histórias de 

acordo com suas linhagens:



DO TEMPLO À YIM WING CHUN NA LINHAGEM DE 

LEUNG TING:



É dito que o mosteiro Shaolin (Siu Lam, no dialeto 

cantonês) dispunha de 36 câmaras (ou templos).


Uma dessas câmaras, a Vein Tsun Tong, era liderada 

pela monja budista N´g Mui, já conhecida na época por 

ser perita no estilo "Weng Chun Bak Hok Pai" - Weng 

Chun da Garça Branca da província de Fujian.


Devido a problemas políticos e por suspeitas de 

conspiração e atividades rebeldes, o governo Qing 

ateou fogo no templo Shaolin e declarou a monja N'g 

Mui, juntamente com outros mestres do templo, foras-

da-lei. Fugindo então de Fujian, eles se dispersaram por 

diferentes partes do sul da China.


N'g Mui dirigiu-se ao distrito que fica na fronteira entre 


as províncias de Yunan e Szechuan, e se estabeleceu no 

"Bak Hok Koon", ou Templo da Garça Branca na 

montanha Tai Leung. Ao chegar a essa região, deparou-

se com algumas técnicas inovadoras, levando-a a 

reformular o que já sabia, criando um novo sistema de 

combate.


Lá, a monja aceita somente uns poucos alunos, dentre 


eles Yim Wing Chun , uma linda garota filha dum 

comerciante local, muito assediada por alguns locais, e 

por um rufião, que era temido por ser um bom lutador.

A monja então, mediante exaustivos treinos, ensina sua 


técnica e conhecimentos à garota.


Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado 

Leung Bok Chau (Leung Bok Toa), comerciante de sal 

de Guangdong, por um acordo firmado pelos pais de 

ambos. A discípula então ensina ao marido a técnica e 

este o aperfeiçoa.


DO TEMPLO À YIM WING CHUN:




O templo de Shaolin da província de Henan era um lugar 

onde muitos revolucionários de partidos esquerdistas 

procuravam exílio, numa época onde o templo era muito 

respeitado.


Entretanto, não era do interesse do Governo Manchu 

que esses rebeldes permanecessem vivos, e devido aos 

monges constantemente aceitarem peregrinos, tornou-

se de fácil acesso para certo espião que, disfarçado, 

envenenou toda a água e ateou fogo nas dependências 

do templo, abrindo as portas e permitindo a entrada dos 

soldados Manchus.


Após a destruição de Shaolin pela invasão do exército 

Manchu, Ng Mui, decidida a continuar na vida religiosa, 

ingressou no templo da garça branca onde, ali próximo, 

conheceu o velho Yim Yee.


Segundo a história, Yim Yee tinha uma filha chamada 

Yim Wing Chun, que conforme os costumes chineses da 

época, tinha sido prometida em casamento, para um 

negociante da província de Fukin Neste lugar, havia 

homem chamado Wong que provavelmente pertencia a 

hierarquia governamental da região, e que era famoso 

tanto por sua habilidade em lutar quanto por seu mau 

procedimento.


Atraído pela beleza de Yim Wing Chun, Wong queria-a 


como uma de suas concubinas, dizendo que, ou ela se 

casava com ele, ou ele a tomaria à força em uma 

determinada data.


Yim Yee estava velho e já não tinha mais condições 

físicas de enfrentar o valentão em um duelo, o que era 

muito comum nesta época para resolver diversos 

assuntos. Todos os dias, ele e a filha se preocupavam 

com a data que se aproximava sem saberem o que fazer.



Enquanto isso, a monja Ng Mui que estava hospedada 

no templo da garça branca, costumava descer à vila, no 

sopé da montanha para fazer pequenas compras. Certo 

dia, conversando com Yim Yee, ficou sabendo do que se 

passava, e se propôs a ajudar.


Yim Wing Chun passou a estudar sob a tutela de Ng 

Mui, e como conseqüência de seu aprendizado, ela 

mesma resolveu duelar contra Wong, conseguindo 

derrotá-lo em um combate onde à questão disputada era 

sua própria liberdade.


Mais tarde, casou-se com o noivo que lhe tinha sido 

reservado, de nome Leun Bok Tao, o qual já possuía 

conhecimento de artes marciais antes de desposá-la.


Depois do casamento, Yim o via praticar seus exercícios 

e fazia-lhe sugestões a respeito de certas técnicas.

A princípio, prestou pouca atenção a essas sugestões, 

pois se considerava um bom lutador. Mas o tempo foi 

passando e começou a notar certas pertinências em 

suas observações. 



Também não se esquecia do fato que havia derrotado 

um homem no passado. Resolveu então, desenvolver as 

técnicas de sua esposa, a qual passou a chamar de 

Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun).




DE LEUG BOK TOA À IP MAN NAS LINHAGENS DE IP 

MAN:




De Leung Bok Toa (Leung Bok Chau), o sistema é 


passado à Leung Lan Kwai, médico herbário e 

osteopata.

Até esta época, a arte ainda não havia sido nomeada, 


todavia, ao ensiná-la, "Bok" dá o nome de sua amada 

esposa ao novo sistema: 



"Wing Chun Kuen", em português, "Punhos de Wing 

Chun" (em homenagem a ela). 


O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como: 


"Eterna Primavera" ou "cantar em louvor à chegada da 

primavera".Leung Lan Kwai sucessivamente ensina-o 

para Wong Wah Bo e Leung Yee Tei. 


Esse foi o período conhecido como dos Juncos 

Vermelhos, que constituía numa apresentação itinerante, 

onde esses mestres se apresentavam, a estes foi 

atribuída também uma atividade revolucionaria contra o 

governo Manchu.


O sucessor destes foi Leung Jan (considerado Rei do 

Wing Chun), que modificou algumas técnicas e passou 

para Chan Wah Sun e também para seus próprios filhos, 

iniciando a fase Fat Shan (cidade onde estes mestres 

residiam).


De Chan Wah Sun e Leung Bik (filho de Leung Jan),o 

estilo é ensinado a Yip Man que o difunde em Hong 

Kong, e, por intermédio de seus filhos e alunos é 

difundido em escala mundial.


COMO O WING CHUN CHEGOU AO OCIDENTE:



O Wing Chun foi transmitido em secreto em algumas 

linhagens, e em âmbito familiar na de Yip Man, até a 

década de 40, quando este teve que se mudar para Hong 

Kong.


Alguns de seus primeiros alunos foram Wong Shun 

Leung, Tsui Sheung Tin, Hawkins Cheung, Ho Kam 

Ming, Bruce Lee, Duncan Leung e Leung Sheung.

Bruce Lee 



Bruce Lee (que treinou de 1954 a 1958) ao chegar nos 


Estados Unidos, provavelmente foi a primeira pessoa a 

fazer a transliteração fonética do chinês para o inglês:

"Wing Chun". Entretanto, alguns estudantes do 

Patriarca Yip Man em Hong Kong, não gostaram da 

associação da sigla W.C. (banheiro) com o sistema, e 

assim o transcreveram em "Ving Tsun".


No final da década de 60, por motivos de saúde, o 

Patriarca Yip Man decidiu não mais ensinar, entregando 

sua escola aos cuidados de seus estudantes mais 

antigos. Na tradição chinesa é dito que ele "Fechou as 

portas!".


POR INTERMÉDIO DE LEUG TING:


O Grande Mestre Ip Man


O Patriarca Yip Man não poderia imaginar que o 


adolescente, que um dia encontrou parado nos degraus 

de sua porta, pudesse ter tanto interesse por sua pessoa 

e pelas técnicas do Wing Tsun.


Leung Ting que já havia passado quase oito anos sob a 


orientação de Leung Sheung (primeiro estudante de Yip 

Man em Hong Kong) foi aceito pelo patriarca como 

discípulo “a portas fechadas” (estudante particular) e 

aprendeu as técnicas mais avançadas do Wing Tsun.


O Grande Mestre instruiu Leung Ting de uma maneira 


muito peculiar. Em vez de corrigí-lo, começando com a 

primeira forma, iniciou suas lições com a mais avançada 

das técnicas de mão vazia, isto é, com a técnica do 

boneco de madeira.


Com a idade de 19 anos, Leung Ting, estudante da 

Universidade Batista de Hong Kong, formou nesta 

universidade sua primeira turma de Wing Tsun.


Em apenas seis meses ele tinha mais de 120 alunos. Um 

verdadeiro recorde naqueles tempos, visto que por 

causa dos tradicionais métodos de ensino seguidos na 

época, nenhum outro instrutor de Wing Tsun contava 

com um número tão grande de alunos.


Sendo responsável por tantos alunos, Leung Ting viu-se 

obrigado a desenvolver um sistema de ensino mais 

moderno e que pudesse satisfazer as necessidades de 

cada praticante em especial.


Criou um programa sistemático de aulas, que garantia 

ao aluno poder continuar e aprender todas as técnicas, 

sem faltar sequer uma. Esse foi o início do método que 

se tornaria muito conhecido no mundo.


Em 1972, no ano de falecimento do Patriarca Yip Man, e 

na época que Bruce Lee se tornava o astro de cinema 

mais famoso no sudeste da Ásia, Leung Ting começava 

o seu trabalho de desenvolvimento, atualização e 

modernização da arte do Wing Tsun.


POR INTERMÉDIO DE WONG WAI CHUNG


(GRECO WONG):


No final da década de 1950, Greco Wong, residindo em 

Hong Kong, e já tendo experiência em kung fu e esgrima 

iniciou seu aprendizado em wing chun com Tsui 

Sheung Tin, posteriormente com Mak Po e depois com 

Moy Yat, todos estes treinavam diretamente com o 

grande mestre Yip Man.


Por intermédio de Moy Yat, Greco Wong fora 

apresentado a Yip Man, com o qual teve aulas 

particulares na casa do grande mestre por bom tempo.

Greco Wong tem como seu aluno de primeira geração, 


Thomas (Lo Siu Chung), aluno da época em que 

ensinava na faculdade em Hong Kong, inicialmente a um 

grupo de 5 alunos.


Em 1969 Greco Wong lança a primeira publicação sobre 

wing chun para o ocidente; wing chun kung fu, methods 

of self defense; junto a R. Clausnitzer. Greco Wong 

residiu na Àfrica do Sul, Inglaterra, Hong Kong, e 

atualmente Canadá.


Divulgou ensinando nos países por que passou, além de 

seus discípulos se estabelecerem em outros países 

como Taiwan, Brasil.


Greco Wong não ministra mais aulas abertamente; 

enquanto manteve aulas abertas a público construiu 

uma reputação de um mestre do qual seu ensino foi 

muito rigoroso em relação a disciplina, a técnica e sua 

aplicação real, a relação tradicional entre mestre e aluno.


A maneira de se ensinar, de Greco Wong sempre se 

manteve de maneira reservada.


POR INTERMÉDIO DE DUNCAN LEUNG:



Apresentado a Yip Man por Bruce Lee seu primo, 


Duncan (Leung Siu Hung) passou a treinar pagando US$ 

08,00 por mês, e depois U$ 12,00, convicto de que toda 

vez que brigasse na rua sairia vencedor, o que 

aparentemente acontecia, pois desferia vários socos no 

rosto de seu oponente, o qual sangrava muito, 

entretanto, quando chegava em casa tinha que passar 

pomada nas costelas pois também tinha sido muito 

golpeado.


Observando as técnicas dos alunos mais antigos, foi a 

Yip Man e disse: "Isto é tudo que aprenderei?" - Pois 

Duncan já não estava mais tão impressionado.

"O que mais você esperava pagando apenas US$ 12,00?" 


- Respondeu Yip Man. "Você tem US$ 300,00?" - 

Concluiu. 



A partir de então, Duncan passou a ter aulas individuais 

em sua casa pelo período de quatro anos e meio com o 

idoso Mestre Yip Man, com o qual concluiu todo o 

estilo, até que teve que viajar para a Austrália para 

cursar o ensino superior em Administração.


Em 1970 mudou-se para os EUA e hoje reside seis 

meses na china e seis meses nos EUA.


Em 1970 começou a dar aulas a policiais americanos, em 

New York. Nos anos 80 passou a treinar o "Seal Team" - 

grupo especial da Marinha norte-americana.


A seguir, ministrou aulas para a SWAT e o FBI em 

Virginia Beach, sendo o único Chines a morar na cidade 

dos militares em Virgina Beach.



APRENDEZADO E TREINAMENTO:

A primeira base aprendida é denominada Yi Ji Kim 


Yeung Ma, adaptada ao treinamento de socos, defesa e 

base de combate.


A postura Yi Ji Kim Yeung Ma é utilizada, entre outras 

coisas, para se fortalecer a base, buscando o apoio do 

centro de gravidade aumentado o equilíbrio e a 

consciência corporal.


O Siu Nim Tao (pequena idéia) é o nome da primeira das 

formas do Wing Chun, este mostra explicitamente o 

método suavidade / firmeza nos socos e defesas com os 

braços. Esta forma é fundamental, pois torna possível 

vislumbrar todo o trabalho relacionado à pratica do 

Wing Chun.O método de treinamento pode ser divido 

em 4 partes:




1ª FORMAS:

"Formas" são seqüências ordenadas de movimentos 


que servem para dar coordenação corporal.

Assim como no ensino fundamental (primário) precisa-

se aprender exercícios motores com a mão (serra-serra, 

ondinha, bolinha, etc) antes de iniciar o trabalho da 

escrita, no Wing Chun você precisa aprender exercícios 

motores com o corpo antes de iniciar o trabalho das 

técnicas de luta.



Formas de mãos: 

1) Siu Nim Tao "pequena idéia".


2) Chum Kiu - "ponte que desaba". 


3) Biu Jee "dedos penetrantes".
 
4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira "


Traduções equivocadas:


Siu = pequeno

Nin = ideia

Tao = caminho


Chum = procurar


Kiu = ponte,

Biu= apontar

Jee= dedos 


Formas de armas: 


1) Look-Dim-Poon-Kwun "Bastão dos Seis Pontos e 


Meio".

 2) Baat Chum Doa {se pronuncia tou}"Facões Borboleta 

(Espadas Gêmeas)".

Traduçao e interpretaçao equivocada também:

Pa = 8

Cham = cortes

Tou = facas .


2ª CHI-SAO ( MÃOS QUE ADEREM ):

É a única arte marcial que possui um exercício onde os 

reflexos táteis são tão amplamente treinados.


Por intermédio do Chi-Sau desenvolve-se a capacidade 


dos nossos braços se adaptarem aos movimentos dos 

braços do agressor.


Os reflexos de defesa do Chi-Sau são determinados de 

um modo imediato e mecânico pelo ataque do oponente.

Assim, eles sempre se adequam à situação. Os reflexos 

táteis são, de longe, muito mais rápidos que os reflexos 

gerados por uma informação visual. O Chi-Sao permite 

que o lutador se defenda mesmo sem enxergar.


3ª LAT SAO ( TRAPPING HANDS ) " MÃOS QUE 

ENGANAM " :



No Lop Sau utiliza-se as mãos e braços como 

"armadilhas" onde, sempre se leva a imobilização ou 

neutralização dos ataques desferidos com as mãos pelo 

adversário. Era uma das técnicas preferidas de Bruce 

Lee.



4ª TÉCNICAS DE LUTA :

Desenvolvimento de técnicas de luta com base nos três 

primeiros conceitos para todas as diversas situações de 

um combate.


HUNG FA YI WING CHUN PAI :

O sistema Hung Fa Yi Wing Chun foi criado no século 

XVII graças à cooperação entre monges-guerreiros e 

militares de alta patente no Monastério Siulam (Shaolin) 

de Fukien, Sul da China .


Legendário foco de resistência dos revolucionários 

chineses contra os invasores que, em 1644, depuseram a 

Dinastia Ming e elevaram a família real Manchu (Qing) ao 

trono.


Desde a destruição de Shaolin, esse verdadeiro tesouro 

das artes marciais vinha sendo transmitido e preservado 

no seio das ramificações da sociedade secreta 

revolucionária Hung Mun que abrigaram altos 

dignatários que lograram escapar do feroz ataque dos 

invasores Manchus.


Contudo, na virada do século XX, o conhecimento do 

Hung Fa Yi Wing Chun foi franqueado pelo atual 

Guardião do Sistema, Grão-Mestre Garrett Gee (Zhu 

King Hung), a todos os sinceros interessados em 

participar desta rica herança marcial e filosófica, 

independentemente de sexo, cor ou nacionalidade ou 

credo.


MESTRE ZHU KING HUNG (GARRETT GEE ):



Tradicionalmente, o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen foi 

inicialmente ensinado aos membros familiares e/ou a 

discípulos “indoor” (não públicos). Até a instrução de 

Garrett Gee por Dr. Wang Ming, o Hung Fa Yi nunca 

havia sido ensinado fora da família.



Para preservar sua arte e a honra por sua linhagem de 

Kung Fu, Sifu Gee decidiu passar seus conhecimentos 

para alunos que demonstraram ter sincero interesse 

neste sistema de Wing Chun. Atualmente ele é o 

sucessor de 8ª geração do Hung Fa Yi Wing Chun.


Sua decisão em abrir o sistema mostra pela primeira vez, 

em 330 anos de história, que o Hung Fa Yi Wing Chun 

Kuen está sendo ensinado fora da China para o público 

em geral.


Com 5 anos de idade, Grão Mestre Gee iniciou seu 

treinamento em artes marciais sob a tutela de seu pai. 

Possuindo mestres de vários estilos de Kung Fu em sua 

genealogia familiar, Grão Mestre Garrett Gee 

demonstrou ter afinidade e habilidade natural pela 

cutelaria e é considerado um expert esgrimista. Ele e seu 

irmão são os herdeiros do conhecimento acumulado de 

Grão Mestre Peter Kim Ho Chu.


Conseqüentemente Grão Mestre Gee é um exímio 

praticante e instrutor de estilos de armas do Kung Fu 

tradicional.



Com 13 anos de idade, Grão Mestre Gee impressionou 

Dr. Wang Ming enquanto ele fazia sua pratica diária 

numa praça. Sifu Gee se tornou discípulo do Dr. Wang, 

sendo o último de quatro a receber treinamento integral 

no Hung Fa Yi Wing Chun Kuen.


Grão Mestre Gee tem lecionado desde sua mudança 

para os EUA em 1975 com a idade de 18. Em 2001 ele foi 

eleito o “Artista Marcial do Ano” pela revista Action 

Magazine. Em outubro de 2003, Grão Mestre Gee 

publicou um dos livros de artes marciais mais vendidos, 

o livro “Mastering Kung Fu: Shaolin Wing Chun”. 



Com o sucesso de seu primeiro livro e depois de muitos 

pedidos Grão Mestre Gee esta considerando escrever 

um outro livro sobre o Hung Fa Yi Wing Chun no qual 

irá apresentar mais informações para o público. Sifu 

Garrett Gee vem de uma família de renomados líderes 

intelectuais, diplomatas, excelentes artistas marciais e 

pessoas ligadas a assuntos militares.


Datando 33 gerações atrás na linha ancestral direta de 

Garrett Gee está Zhu Xi. De acordo com registros 

escritos da árvore familiar do Sifu Gee, Zhu Xi casou-se 

com a filha do senhor Lau Chi-Chung e teve três filhos 

dos quais o segundo está relacionado com Sifu Gee.


Zhu Xi, foi um dos mais proeminentes filósofos de toda 

a história da China e foi nomeado a 45ª pessoa mais 

importante do último milênio pela revista Life Magazine.


Zhu Xi desenvolveu um importante papel na 

revivificação do Confucionismo através do 

estabelecimento de avançadas instituições acadêmicas, 

sendo ativo no contato público com os sábios 

contemporâneos, publicando em torno de 100 livros e i

nstruções aos seus discíplos pessoais, tentdo 

alcançado grande aceitação pelo público. 


Além dos sábios comentários sobre o Confucionismo, 

Zhu Xi influenciou profundamente o desenvolvimento 

filosófico através de gerações a partir de suas 

exposições do pensamento lógico e racional científico.


Um decreto Imperial de 1251, décadas depois de morte 

do Zhu Xi, designou vários de seus comentários 

publicados como leitura necessária para todos 

estudantes de política.


Durante a Dinastia Ming, Zhu Xi foi oficialmente elevado 


à estatura de Confúcio e seu nascimento era celebrado 

duas vezes por ano.


Mesmo as mais refinadas e antigas academias de estudo 

erudito em países Asiáticos adjacentes, tal como a 

Coréia, Japão, Vietnam e outros países do sul asiáticos 

ainda focalizam seus currículos ao redor dos escritos e 

filosofias de Zhu Xi.


Em época recente, o avô de Sifu Garrett Gee, Chu Jun-

Bak foi um renomado líder militar que serviu como 

comandante instrutor da Escola Militar Wong Bo, a 

principal academia militar na China. Podemos comparar 

a proeminência da Escola Militar Wong Bo com o status 

de West Point nos EUA.


Chu Jun-Bak compartilhou liderança na Escola Militar 

Wong Bo com Chiang Kai Shek no início dos anos 40. 

Depois, Chu Jun-Bak mudou-se para Fatshan onde sua 

perspicácia militar e política o permitiu servir como 

Chefe de polícia e posteriormente como delegado 

principal em Fatshan. Sua Influência política foi cortada 

pela ascensão de Mao Tse-Tung e o controle comunista 

da China.


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