Wing chun (ving tsun ou wing tsun) é um sistema de
luta surgido no sul da China que se distingue pela
economia de movimentos e utilização da estrutura
óssea.A arte baseia-se na leitura da inteligência da
"Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro".
Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun
espalhados por todo o mundo trabalhem para o
crescimento deste estilo, sua grande popularidade no
ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso,
Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que o praticou e o
valorizou, utilizando-o como base para o "estilo" de luta
que ele viria a criar tempos depois, o Jeet Kune Do.
DESCRIÇÃO DO ESTILO:
Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista,
criado na China por uma mulher ( Informação não
confirmada, sendo por muitas linhagens, considerada
um mito para manter a arte disfarçada).
Simples e eficiente, descarta todo movimento
acrobático.
É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir
que qualquer tipo de pessoa, independentemente de
tamanho, força ou sexo, possa se defender de
agressores maiores e mais fortes.
Neste sistema trabalha-se com todas as possibilidades:
mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de
pé, sentado ou já no chão, etc...
Wing Chun é um estilo antigo e suas origens vêm do
mosteiro Shaolin (Siu Lan), onde a mestra de artes
marciais, Monge Ng Mui, possuía habilidade técnica
superior aos combatentes do seu tempo.
Segundo a lenda, partindo do conhecimento dos estilos
tradicionais, e pela leitura da luta entre a serpente e a
garça, Ng Mui criou um novo e eficaz sistema de
combate, que não só retificava as debilidades dos
sistemas convencionais, mas também tirava proveito
delas.
Tornou-se um sistema de luta com o passar das
gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas
técnicas, como por exemplo, a introdução do bastão
longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações
da Ópera Chinesa).A principal diferença, entre os estilos
praticados até então, está em seu conceito de defesa.
Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de
tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-
atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois
contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de
utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a
defesa já funciona como ataque e vice-versa.
HISTÓRIA DO WING CHUN:
Há aproximadamente 250 - 300 anos, o povo chinês Han
vivia sob mercê do povo Manchu, guerreiros da nobreza
da China.
Os Chineses Hans eram proibidos de praticar artes
marciais, mesmo sendo a etnia da grande maioria da
população chinesa até hoje.
Contudo, no templo de Siu Lan, era possível praticar o
Kung Fu, sem restrições, pois as artes marciais tinham
papel importante para o maior entendimento na busca
da iluminação.
Existem várias versões para a história do sistema
envolvendo o templo de Shaolin (Siu-Lan), a monja Ng
Mui, e a jovem Yim Wing Chun, de acordo com a
linhagem a que pertencem.
Yim Wing Chun |
A partir de "Leung Bok Toa" (marido de Yim Wing Chun)
a história basicamente segue igual, com exceção de
algumas recentes versões que descartam totalmente a
existência de Yim Wing Chun como uma pessoa, e dão
um salto na história até a era dos juncos vermelhos.
Aqui são apresentadas algumas destas histórias de
acordo com suas linhagens:
DO TEMPLO À YIM WING CHUN NA LINHAGEM DE
LEUNG TING:
É dito que o mosteiro Shaolin (Siu Lam, no dialeto
cantonês) dispunha de 36 câmaras (ou templos).
Uma dessas câmaras, a Vein Tsun Tong, era liderada
pela monja budista N´g Mui, já conhecida na época por
ser perita no estilo "Weng Chun Bak Hok Pai" - Weng
Chun da Garça Branca da província de Fujian.
Devido a problemas políticos e por suspeitas de
conspiração e atividades rebeldes, o governo Qing
ateou fogo no templo Shaolin e declarou a monja N'g
Mui, juntamente com outros mestres do templo, foras-
da-lei. Fugindo então de Fujian, eles se dispersaram por
diferentes partes do sul da China.
N'g Mui dirigiu-se ao distrito que fica na fronteira entre
as províncias de Yunan e Szechuan, e se estabeleceu no
"Bak Hok Koon", ou Templo da Garça Branca na
montanha Tai Leung. Ao chegar a essa região, deparou-
se com algumas técnicas inovadoras, levando-a a
reformular o que já sabia, criando um novo sistema de
combate.
Lá, a monja aceita somente uns poucos alunos, dentre
eles Yim Wing Chun , uma linda garota filha dum
comerciante local, muito assediada por alguns locais, e
por um rufião, que era temido por ser um bom lutador.
A monja então, mediante exaustivos treinos, ensina sua
técnica e conhecimentos à garota.
Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado
Leung Bok Chau (Leung Bok Toa), comerciante de sal
de Guangdong, por um acordo firmado pelos pais de
ambos. A discípula então ensina ao marido a técnica e
este o aperfeiçoa.
DO TEMPLO À YIM WING CHUN:
O templo de Shaolin da província de Henan era um lugar
onde muitos revolucionários de partidos esquerdistas
procuravam exílio, numa época onde o templo era muito
respeitado.
Entretanto, não era do interesse do Governo Manchu
que esses rebeldes permanecessem vivos, e devido aos
monges constantemente aceitarem peregrinos, tornou-
se de fácil acesso para certo espião que, disfarçado,
envenenou toda a água e ateou fogo nas dependências
do templo, abrindo as portas e permitindo a entrada dos
soldados Manchus.
Após a destruição de Shaolin pela invasão do exército
Manchu, Ng Mui, decidida a continuar na vida religiosa,
ingressou no templo da garça branca onde, ali próximo,
conheceu o velho Yim Yee.
Segundo a história, Yim Yee tinha uma filha chamada
Yim Wing Chun, que conforme os costumes chineses da
época, tinha sido prometida em casamento, para um
negociante da província de Fukin Neste lugar, havia
homem chamado Wong que provavelmente pertencia a
hierarquia governamental da região, e que era famoso
tanto por sua habilidade em lutar quanto por seu mau
procedimento.
Atraído pela beleza de Yim Wing Chun, Wong queria-a
como uma de suas concubinas, dizendo que, ou ela se
casava com ele, ou ele a tomaria à força em uma
determinada data.
Yim Yee estava velho e já não tinha mais condições
físicas de enfrentar o valentão em um duelo, o que era
muito comum nesta época para resolver diversos
assuntos. Todos os dias, ele e a filha se preocupavam
com a data que se aproximava sem saberem o que fazer.
Enquanto isso, a monja Ng Mui que estava hospedada
no templo da garça branca, costumava descer à vila, no
sopé da montanha para fazer pequenas compras. Certo
dia, conversando com Yim Yee, ficou sabendo do que se
passava, e se propôs a ajudar.
Yim Wing Chun passou a estudar sob a tutela de Ng
Mui, e como conseqüência de seu aprendizado, ela
mesma resolveu duelar contra Wong, conseguindo
derrotá-lo em um combate onde à questão disputada era
sua própria liberdade.
Mais tarde, casou-se com o noivo que lhe tinha sido
reservado, de nome Leun Bok Tao, o qual já possuía
conhecimento de artes marciais antes de desposá-la.
Depois do casamento, Yim o via praticar seus exercícios
e fazia-lhe sugestões a respeito de certas técnicas.
A princípio, prestou pouca atenção a essas sugestões,
pois se considerava um bom lutador. Mas o tempo foi
passando e começou a notar certas pertinências em
suas observações.
Também não se esquecia do fato que havia derrotado
um homem no passado. Resolveu então, desenvolver as
técnicas de sua esposa, a qual passou a chamar de
Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun).
DE LEUG BOK TOA À IP MAN NAS LINHAGENS DE IP
MAN:
De Leung Bok Toa (Leung Bok Chau), o sistema é
passado à Leung Lan Kwai, médico herbário e
osteopata.
Até esta época, a arte ainda não havia sido nomeada,
todavia, ao ensiná-la, "Bok" dá o nome de sua amada
esposa ao novo sistema:
"Wing Chun Kuen", em português, "Punhos de Wing
Chun" (em homenagem a ela).
O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como:
"Eterna Primavera" ou "cantar em louvor à chegada da
primavera".Leung Lan Kwai sucessivamente ensina-o
para Wong Wah Bo e Leung Yee Tei.
Esse foi o período conhecido como dos Juncos
Vermelhos, que constituía numa apresentação itinerante,
onde esses mestres se apresentavam, a estes foi
atribuída também uma atividade revolucionaria contra o
governo Manchu.
O sucessor destes foi Leung Jan (considerado Rei do
Wing Chun), que modificou algumas técnicas e passou
para Chan Wah Sun e também para seus próprios filhos,
iniciando a fase Fat Shan (cidade onde estes mestres
residiam).
De Chan Wah Sun e Leung Bik (filho de Leung Jan),o
estilo é ensinado a Yip Man que o difunde em Hong
Kong, e, por intermédio de seus filhos e alunos é
difundido em escala mundial.
COMO O WING CHUN CHEGOU AO OCIDENTE:
O Wing Chun foi transmitido em secreto em algumas
linhagens, e em âmbito familiar na de Yip Man, até a
década de 40, quando este teve que se mudar para Hong
Kong.
Alguns de seus primeiros alunos foram Wong Shun
Leung, Tsui Sheung Tin, Hawkins Cheung, Ho Kam
Ming, Bruce Lee, Duncan Leung e Leung Sheung.
Bruce Lee |
Bruce Lee (que treinou de 1954 a 1958) ao chegar nos
Estados Unidos, provavelmente foi a primeira pessoa a
fazer a transliteração fonética do chinês para o inglês:
"Wing Chun". Entretanto, alguns estudantes do
Patriarca Yip Man em Hong Kong, não gostaram da
associação da sigla W.C. (banheiro) com o sistema, e
assim o transcreveram em "Ving Tsun".
No final da década de 60, por motivos de saúde, o
Patriarca Yip Man decidiu não mais ensinar, entregando
sua escola aos cuidados de seus estudantes mais
antigos. Na tradição chinesa é dito que ele "Fechou as
portas!".
POR INTERMÉDIO DE LEUG TING:
O Grande Mestre Ip Man |
O Patriarca Yip Man não poderia imaginar que o
adolescente, que um dia encontrou parado nos degraus
de sua porta, pudesse ter tanto interesse por sua pessoa
e pelas técnicas do Wing Tsun.
Leung Ting que já havia passado quase oito anos sob a
orientação de Leung Sheung (primeiro estudante de Yip
Man em Hong Kong) foi aceito pelo patriarca como
discípulo “a portas fechadas” (estudante particular) e
aprendeu as técnicas mais avançadas do Wing Tsun.
O Grande Mestre instruiu Leung Ting de uma maneira
muito peculiar. Em vez de corrigí-lo, começando com a
primeira forma, iniciou suas lições com a mais avançada
das técnicas de mão vazia, isto é, com a técnica do
boneco de madeira.
Com a idade de 19 anos, Leung Ting, estudante da
Universidade Batista de Hong Kong, formou nesta
universidade sua primeira turma de Wing Tsun.
Em apenas seis meses ele tinha mais de 120 alunos. Um
verdadeiro recorde naqueles tempos, visto que por
causa dos tradicionais métodos de ensino seguidos na
época, nenhum outro instrutor de Wing Tsun contava
com um número tão grande de alunos.
Sendo responsável por tantos alunos, Leung Ting viu-se
obrigado a desenvolver um sistema de ensino mais
moderno e que pudesse satisfazer as necessidades de
cada praticante em especial.
Criou um programa sistemático de aulas, que garantia
ao aluno poder continuar e aprender todas as técnicas,
sem faltar sequer uma. Esse foi o início do método que
se tornaria muito conhecido no mundo.
Em 1972, no ano de falecimento do Patriarca Yip Man, e
na época que Bruce Lee se tornava o astro de cinema
mais famoso no sudeste da Ásia, Leung Ting começava
o seu trabalho de desenvolvimento, atualização e
modernização da arte do Wing Tsun.
POR INTERMÉDIO DE WONG WAI CHUNG
(GRECO WONG):
No final da década de 1950, Greco Wong, residindo em
Hong Kong, e já tendo experiência em kung fu e esgrima
iniciou seu aprendizado em wing chun com Tsui
Sheung Tin, posteriormente com Mak Po e depois com
Moy Yat, todos estes treinavam diretamente com o
grande mestre Yip Man.
Por intermédio de Moy Yat, Greco Wong fora
apresentado a Yip Man, com o qual teve aulas
particulares na casa do grande mestre por bom tempo.
Greco Wong tem como seu aluno de primeira geração,
Thomas (Lo Siu Chung), aluno da época em que
ensinava na faculdade em Hong Kong, inicialmente a um
grupo de 5 alunos.
Em 1969 Greco Wong lança a primeira publicação sobre
wing chun para o ocidente; wing chun kung fu, methods
of self defense; junto a R. Clausnitzer. Greco Wong
residiu na Àfrica do Sul, Inglaterra, Hong Kong, e
atualmente Canadá.
Divulgou ensinando nos países por que passou, além de
seus discípulos se estabelecerem em outros países
como Taiwan, Brasil.
Greco Wong não ministra mais aulas abertamente;
enquanto manteve aulas abertas a público construiu
uma reputação de um mestre do qual seu ensino foi
muito rigoroso em relação a disciplina, a técnica e sua
aplicação real, a relação tradicional entre mestre e aluno.
A maneira de se ensinar, de Greco Wong sempre se
manteve de maneira reservada.
POR INTERMÉDIO DE DUNCAN LEUNG:
Apresentado a Yip Man por Bruce Lee seu primo,
Duncan (Leung Siu Hung) passou a treinar pagando US$
08,00 por mês, e depois U$ 12,00, convicto de que toda
vez que brigasse na rua sairia vencedor, o que
aparentemente acontecia, pois desferia vários socos no
rosto de seu oponente, o qual sangrava muito,
entretanto, quando chegava em casa tinha que passar
pomada nas costelas pois também tinha sido muito
golpeado.
Observando as técnicas dos alunos mais antigos, foi a
Yip Man e disse: "Isto é tudo que aprenderei?" - Pois
Duncan já não estava mais tão impressionado.
"O que mais você esperava pagando apenas US$ 12,00?"
- Respondeu Yip Man. "Você tem US$ 300,00?" -
Concluiu.
A partir de então, Duncan passou a ter aulas individuais
em sua casa pelo período de quatro anos e meio com o
idoso Mestre Yip Man, com o qual concluiu todo o
estilo, até que teve que viajar para a Austrália para
cursar o ensino superior em Administração.
Em 1970 mudou-se para os EUA e hoje reside seis
meses na china e seis meses nos EUA.
Em 1970 começou a dar aulas a policiais americanos, em
New York. Nos anos 80 passou a treinar o "Seal Team" -
grupo especial da Marinha norte-americana.
A seguir, ministrou aulas para a SWAT e o FBI em
Virginia Beach, sendo o único Chines a morar na cidade
dos militares em Virgina Beach.
APRENDEZADO E TREINAMENTO:
A primeira base aprendida é denominada Yi Ji Kim
Yeung Ma, adaptada ao treinamento de socos, defesa e
base de combate.
A postura Yi Ji Kim Yeung Ma é utilizada, entre outras
coisas, para se fortalecer a base, buscando o apoio do
centro de gravidade aumentado o equilíbrio e a
consciência corporal.
O Siu Nim Tao (pequena idéia) é o nome da primeira das
formas do Wing Chun, este mostra explicitamente o
método suavidade / firmeza nos socos e defesas com os
braços. Esta forma é fundamental, pois torna possível
vislumbrar todo o trabalho relacionado à pratica do
Wing Chun.O método de treinamento pode ser divido
em 4 partes:
1ª FORMAS:
"Formas" são seqüências ordenadas de movimentos
que servem para dar coordenação corporal.
Assim como no ensino fundamental (primário) precisa-
se aprender exercícios motores com a mão (serra-serra,
ondinha, bolinha, etc) antes de iniciar o trabalho da
escrita, no Wing Chun você precisa aprender exercícios
motores com o corpo antes de iniciar o trabalho das
técnicas de luta.
Formas de mãos:
1) Siu Nim Tao "pequena idéia".
2) Chum Kiu - "ponte que desaba".
3) Biu Jee "dedos penetrantes".
4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira "
Traduções equivocadas:
Siu = pequeno
Nin = ideia
Tao = caminho
Chum = procurar
Kiu = ponte,
Biu= apontar
Jee= dedos
Formas de armas:
1) Look-Dim-Poon-Kwun "Bastão dos Seis Pontos e
Meio".
2) Baat Chum Doa {se pronuncia tou}"Facões Borboleta
(Espadas Gêmeas)".
Traduçao e interpretaçao equivocada também:
Pa = 8
Cham = cortes
Tou = facas .
2ª CHI-SAO ( MÃOS QUE ADEREM ):
É a única arte marcial que possui um exercício onde os
reflexos táteis são tão amplamente treinados.
Por intermédio do Chi-Sau desenvolve-se a capacidade
dos nossos braços se adaptarem aos movimentos dos
braços do agressor.
Os reflexos de defesa do Chi-Sau são determinados de
um modo imediato e mecânico pelo ataque do oponente.
Assim, eles sempre se adequam à situação. Os reflexos
táteis são, de longe, muito mais rápidos que os reflexos
gerados por uma informação visual. O Chi-Sao permite
que o lutador se defenda mesmo sem enxergar.
3ª LAT SAO ( TRAPPING HANDS ) " MÃOS QUE
ENGANAM " :
No Lop Sau utiliza-se as mãos e braços como
"armadilhas" onde, sempre se leva a imobilização ou
neutralização dos ataques desferidos com as mãos pelo
adversário. Era uma das técnicas preferidas de Bruce
Lee.
4ª TÉCNICAS DE LUTA :
Desenvolvimento de técnicas de luta com base nos três
primeiros conceitos para todas as diversas situações de
um combate.
HUNG FA YI WING CHUN PAI :
O sistema Hung Fa Yi Wing Chun foi criado no século
XVII graças à cooperação entre monges-guerreiros e
militares de alta patente no Monastério Siulam (Shaolin)
de Fukien, Sul da China .
Legendário foco de resistência dos revolucionários
chineses contra os invasores que, em 1644, depuseram a
Dinastia Ming e elevaram a família real Manchu (Qing) ao
trono.
Desde a destruição de Shaolin, esse verdadeiro tesouro
das artes marciais vinha sendo transmitido e preservado
no seio das ramificações da sociedade secreta
revolucionária Hung Mun que abrigaram altos
dignatários que lograram escapar do feroz ataque dos
invasores Manchus.
Contudo, na virada do século XX, o conhecimento do
Hung Fa Yi Wing Chun foi franqueado pelo atual
Guardião do Sistema, Grão-Mestre Garrett Gee (Zhu
King Hung), a todos os sinceros interessados em
participar desta rica herança marcial e filosófica,
independentemente de sexo, cor ou nacionalidade ou
credo.
MESTRE ZHU KING HUNG (GARRETT GEE ):
Tradicionalmente, o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen foi
inicialmente ensinado aos membros familiares e/ou a
discípulos “indoor” (não públicos). Até a instrução de
Garrett Gee por Dr. Wang Ming, o Hung Fa Yi nunca
havia sido ensinado fora da família.
Para preservar sua arte e a honra por sua linhagem de
Kung Fu, Sifu Gee decidiu passar seus conhecimentos
para alunos que demonstraram ter sincero interesse
neste sistema de Wing Chun. Atualmente ele é o
sucessor de 8ª geração do Hung Fa Yi Wing Chun.
Sua decisão em abrir o sistema mostra pela primeira vez,
em 330 anos de história, que o Hung Fa Yi Wing Chun
Kuen está sendo ensinado fora da China para o público
em geral.
Com 5 anos de idade, Grão Mestre Gee iniciou seu
treinamento em artes marciais sob a tutela de seu pai.
Possuindo mestres de vários estilos de Kung Fu em sua
genealogia familiar, Grão Mestre Garrett Gee
demonstrou ter afinidade e habilidade natural pela
cutelaria e é considerado um expert esgrimista. Ele e seu
irmão são os herdeiros do conhecimento acumulado de
Grão Mestre Peter Kim Ho Chu.
Conseqüentemente Grão Mestre Gee é um exímio
praticante e instrutor de estilos de armas do Kung Fu
tradicional.
Com 13 anos de idade, Grão Mestre Gee impressionou
Dr. Wang Ming enquanto ele fazia sua pratica diária
numa praça. Sifu Gee se tornou discípulo do Dr. Wang,
sendo o último de quatro a receber treinamento integral
no Hung Fa Yi Wing Chun Kuen.
Grão Mestre Gee tem lecionado desde sua mudança
para os EUA em 1975 com a idade de 18. Em 2001 ele foi
eleito o “Artista Marcial do Ano” pela revista Action
Magazine. Em outubro de 2003, Grão Mestre Gee
publicou um dos livros de artes marciais mais vendidos,
o livro “Mastering Kung Fu: Shaolin Wing Chun”.
Com o sucesso de seu primeiro livro e depois de muitos
pedidos Grão Mestre Gee esta considerando escrever
um outro livro sobre o Hung Fa Yi Wing Chun no qual
irá apresentar mais informações para o público. Sifu
Garrett Gee vem de uma família de renomados líderes
intelectuais, diplomatas, excelentes artistas marciais e
pessoas ligadas a assuntos militares.
Datando 33 gerações atrás na linha ancestral direta de
Garrett Gee está Zhu Xi. De acordo com registros
escritos da árvore familiar do Sifu Gee, Zhu Xi casou-se
com a filha do senhor Lau Chi-Chung e teve três filhos
dos quais o segundo está relacionado com Sifu Gee.
Zhu Xi, foi um dos mais proeminentes filósofos de toda
a história da China e foi nomeado a 45ª pessoa mais
importante do último milênio pela revista Life Magazine.
Zhu Xi desenvolveu um importante papel na
revivificação do Confucionismo através do
estabelecimento de avançadas instituições acadêmicas,
sendo ativo no contato público com os sábios
contemporâneos, publicando em torno de 100 livros e i
nstruções aos seus discíplos pessoais, tentdo
alcançado grande aceitação pelo público.
Além dos sábios comentários sobre o Confucionismo,
Zhu Xi influenciou profundamente o desenvolvimento
filosófico através de gerações a partir de suas
exposições do pensamento lógico e racional científico.
Um decreto Imperial de 1251, décadas depois de morte
do Zhu Xi, designou vários de seus comentários
publicados como leitura necessária para todos
estudantes de política.
Durante a Dinastia Ming, Zhu Xi foi oficialmente elevado
à estatura de Confúcio e seu nascimento era celebrado
duas vezes por ano.
Mesmo as mais refinadas e antigas academias de estudo
erudito em países Asiáticos adjacentes, tal como a
Coréia, Japão, Vietnam e outros países do sul asiáticos
ainda focalizam seus currículos ao redor dos escritos e
filosofias de Zhu Xi.
Em época recente, o avô de Sifu Garrett Gee, Chu Jun-
Bak foi um renomado líder militar que serviu como
comandante instrutor da Escola Militar Wong Bo, a
principal academia militar na China. Podemos comparar
a proeminência da Escola Militar Wong Bo com o status
de West Point nos EUA.
Chu Jun-Bak compartilhou liderança na Escola Militar
Wong Bo com Chiang Kai Shek no início dos anos 40.
Depois, Chu Jun-Bak mudou-se para Fatshan onde sua
perspicácia militar e política o permitiu servir como
Chefe de polícia e posteriormente como delegado
principal em Fatshan. Sua Influência política foi cortada
pela ascensão de Mao Tse-Tung e o controle comunista
da China.
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