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domingo, 24 de março de 2013

Origem do Estilo Louva Deus ( Mantis ).


O Estilo Do Louva-a-Deus.




O inseto cuja aparência é de maior devoto do mundo, 

tem que ser o Louva-a-Deus. Com as patas dianteiras, 

costumeiramente posicionadas de forma a sugerir as 

mãos juntas de um devoto, ele se tornou o inseto mais 

referido em todas as artes marciais. Este inseto se 

tornou tão venerado, não por causa da sua aparente 

aura de religiosidade, mas, por causa de sua 

reconhecida ferocidade , combatividade e tenacidade de 

vida. Há trezentos e cinqüenta anos atrás um mestre de 

luta, Wang Lang, exaltava a pequena mas ativa criatura, 

criando o estilo Louva-a-Deus de auto defesa. 

De qualquer forma, se não fosse por uma série de 

derrotas humilhantes sofridas por Wang, o Louva-a-

Deus ( Mantis : do grego palavra para divino ou profeta ) 

poderia ter sido esquecido ou ignorado. O Mestre de 

Louva-a-Deus Chao Tsu Tse nos conta que Wang Lang 

foi um lutador de espada de superior qualidade, que 

aprendeu a ser invencível, mesmo ouvindo os outros 

clamarem que os monges Shaolin eram inconquistáveis 

nas artes marciais. Determinado a tirar este estigma da 

crença popular, Wang foi ao Templo Shaolin e publicou 

um desafio aos monges para testar suas habilidades 

contra ele, em duelo amigável. Devido a sua insistência 

repetitiva, o monge mestre permitiu a Wang ter o seu 

desejo realizado. Um monge novato foi enviado para 

lutar contra ele. Para a surpresa e vexame de Wang, ele 

foi decisivamente derrotado por um noviço. Se 

resguardando isoladamente nas montanhas, Wang 

estava determinado a provar suas habilidades aos 

monges.

Ele treinou diligentemente seu estilo "Caminho da 

Espada"( Tsien Tao ) enquanto ao mesmo tempo, 

constantemente se exercitava e fortalecia seu corpo. Ele 

voltou ao monastério convencido que estava pronto a 

mostrar aos monges sua superioridade, agora obtida. Os 

monges aceitaram mais uma vez o convite para 

contestar suas habilidades. Novamente ele enfrentou o 

monge mais novo. Com um sentimento de entusiasmo 

ele venceu o jovem monge principiante. Derrotou ainda 

outro monge, de baixa graduação, e outro de categoria 

mais elevada. Wang estava começando a sentir 

confiança em sua invencibilidade até que enfrentou o 

monge mestre. Com a ordem Shaolin observando, Wang 

não foi capaz de tocar o mestre. Foi totalmente 

derrotado. Novamente, para tratar de seu corpo e do seu 

orgulho ferido, Wang desapareceu na floresta para 

contemplação. Um dia, enquanto descansava debaixo de 

uma árvore, Wang ouviu a longa nota aguda de uma 

cigarra em um galho baixo no arbusto acima dele. 

Olhando silenciosamente para o alto, Wang reparou em 

um frágil, com aparência quase quebradiça, Louva-a-

Deus engajado em uma luta de vida ou morte com a 

grande cigarra. A cigarra estava fazendo o máximo, sua 

cabeça contra o Louva-a-Deus quase o imobilizava com 

sua tenacidade . Foi quando o Louva-a-Deus reagiu com 

ferocidade usando sua forte virada de patas e mordendo 

a boca para agarrar a robusta cigarra e desfazer-se da 

posição em que estava. O carnívoro Louva-a-Deus 

consumiu a sua vítima. Altamente impressionado com o 

que vira, Wang decidiu capturar o inseto vitorioso e 

então observar os seus movimentos defensivos e 

ofensivos.

Usando um graveto de pequeno comprimento, ele 

cutucava e provocava o Louva-a-Deus em todas as 

direções. Invariavelmente, o Louva-a-Deus, com sua 

cabeça capaz de virar para qualquer direção, se defendia 

efetivamente quando provocado de frente ou de costas. 


O perseverante inseto tornou-se a nova inspiração de 

Wang para o seu novo sistema de combate. Com 

cuidado meticuloso, ele ordenava os movimentos 

defensivos e ofensivos do inseto em uma arte de luta 

humana. Ele a dividiu em três principais categorias : 


1º Peng Pu, método importante de bater ou tirar o 

antagonista de seu balanço.


 2º Lan T’seh, usado para restringir ou reduzir a força do 

oponente.


 3º Pa Tsou, a defesa "oito cotovelos". 



Depois de sua preparação pessoal concentrada e fixa, 


ele finalmente acreditou que estava preparado para 

testar seu novo estilo de luta contra o mestre dos 

monges. Armado com seus movimentos inspirados no 

Louva-a-Deus, Wang extraordinariamente derrotou o 

mestre dos monges com suas táticas de inseto selvagem 

nunca antes usadas por um homem. Os monges, 

respeitosamente, aceitaram a sua derrota mesmo com 

surpresa e procuraram aprender o novo e estranho 

sistema. A palavra de sua vitória se espalhou pelas 

províncias. Wang Lang era o novo herói das artes 

marciais. Ele logo foi rodeado por discípulos. O sonho 

das artes marciais de Wang Lang foi finalmente 

realizado. Sua escola de auto defesa do Louva-a-Deus se 

tornou extremamente proeminente no Nordeste da 

China, considerada por alguns como sendo a maior 

durante seu tempo de vida. O venerável Wang morreu 

anos mais tarde, feliz e famoso mestre de luta. De 

qualquer forma, sua cuidadosa herança do estilo Louva-

a-Deus se dividiu na dinastia Ch’ing quando quatro 

discípulos, cada um desejando inovações e procuraram 

se desligar da escola fundadora. O Mestre Louva-a-Deus 

disse então que, seus desejos poderiam ser satisfeitos 

com uma condição, que cada discípulo nomeasse seu 

sistema individualmente, de acordo com as marcas das 

costas de um Louva-a-Deus capturado por cada um. Um 

tinha a aparência do símbolo Yin-Yang ( Tai T’si ), outro 

parecia com uma flor de ameixa ( Mei Hua ) e no outro, 

um conjunto de marcas que tinham a aparência de sete 

estrelas ( Tsi T’sing ) . 

Houve um Louva-a-Deus que não tinha marca aparente. 

Este estilo ficou conhecido como estilo despido ( estilo 

sem marca - Kwong P’an ).


O estilo Louva-a-Deus Sete Estrelas é considerado por 

muitos como o mais complexo dos estilos Louva-a-

Deus, O sistema engloba um conjunto de técnicas de 

artes marciais chinesas, sistematizadas por Wang Lang 

(Wong Long em cantonês), no século XVII, em 

Shantung, China, por meio da contribuição de outros 17 

docentes de variados sistemas. Neste sentido, pode-se 

compreender o Louva-a-Deus Sete Estrelas como o 

resultado do que havia de mais consistente no que se 

refere a luta daquela época e, exatamente por esta razão 

não se pode definir tal sistema com uma única 

característica, mas, exatamente, aglutina estratégias e 

técnicas diversas, com destaque para movimentos 

rígidos e flexíveis. Sua composição dispõe de formas de 

mãos livres, formas com armas, uma grande variedade 

de técnicas de luta de mãos livres e com armas, além do 

Qi Gong ou Chi Kung (Energia Interna). O sistema 

Louva-a-Deus do Norte é o único que dispõe no seu 

currículo das aplicações de cada movimento das rotinas 

(Taolu/Kuen Tou), do início ao fim, o que se nomeia: 

Ling. Em outros termos, todos os movimentos das 

formas explicitam a luta contínua do início ao fim, o que 

faz dele um dos mais procurados da atualidade, em todo 

o mundo. 



Estilo do Louva-a-Deus do Norte.



Louva-a-deus (螳螂拳; pinyin: tánglángquán) é o nome 


dado a dois estilos distintos de artes marciais chinesas; 

um deles é característico "do Sul" e o outro "do Norte" 

da China.



O estilo louva-a-deus do norte foi criado por Wang Lang 

na província de Shandong. Wang Lang se inspirou na 

agressividade e eficácia do inseto ao combater uma 

cigarra.


Algumas características do estilo louva-a-deus do norte 

são: grande velocidade, ataques incessantes, e 

movimentação complexa dos pés. O estilo também é 

muito conhecido pelo uso da "garra do louva-a-deus" 

(um gancho feito com os dedos da mão).






História do Estilo Louva-a-Deus:
A Invenção e Desenvolvimento do Louva-a-Deus do 

Norte escola de Boxe Chinês.

Original escrito por: Grão-Mestre Wong Hon Fan.




Ao término da Dinastia de Ming (metade do século XVII) 


viveu um nativo de Shantung, com o nome de Wong 

Long. Ele era um homem muito patriótico e considerado 

pelo governo Ming como um subvertido, ele sempre 

estava pensando em dar o corpo e alma em defesa do 

país. Porém, suas tentativas eram fúteis e seu 

entusiasmo rejeitado. Abatitdo, ele se retirou da 

Montanha Sung e praticou no Templo de Shaolin, na 

esperança de que um dia isto lhe seria útil.

Depois da Dinastia Manchuria Ching assumir os 

reinados de governo, Wong pensou que este era o 

momento para oferecer seus serviços. Porém, achou que 

não haveria nenhum lugar para ele no governo Ming que 

se desmoronava, e nem no exército. Assim, voltou ao 

Templo de Shaolin e planejou lutar com forças de 

guerrilha contra os invasores. Infelizmente, o governo 

de Ching descobriu os planos dele, mas por causa de 

sua habilidade superior, em uma manobra astuta e com 

a ajuda dos colegas, Wong escapou, acompanhado por 

seu instrutor. Evitando ser pego novamente pelos 

soldados, eles usaram a rota pelo "terras altas", por via 

das Montanha de Ngo-Mei e Montanha de Kwan-Lun, 

chegando eventualmente a Montanha de Lao, na 

Província de Shantung.

No entanto, o Si-Fu de Wong morreu devido a sua 

avançada idade e um de seus colegas o sucedeu. Com o 

passar do tempo, Wong lutava amigavelmente com seu 

superior, tanto as técnicas de mãos vazias, como as com 

armas. O superior de Wong estava mais qualificado e 

então Wong sempre era derrotado. Wong se sentia 

envergonhado e prometeu que estabeleceria uma meta 

para exceder a habilidade de seu superior em três anos.

Três anos passaram depressa. Bem preparado, ou assim 

ele pensou, Wong lutou com seu superior e perdeu 

novamente. Agora Wong se sentia tão envergonhado 

que pensou em cometer suicídio. Um dia, o superior de 

Wong decidiu passar algum tempo viajando e vagando 

pelo o país, como estava partindo, solicitou a Wong que 

praticasse diligentemente e que esperaria ver grandes 

avanços em suas habilidades quando voltasse.

Um dia quente durante a ausência de seu superior, 

Wong estava chateado em seu confinamento. Assim ele 

levou sua espada e alguns livros e buscou refúgio do 

calor nos bosques. Da mesma maneira que ele se esfriou 

abaixo das árvores, começou a virar as páginas de um 

livro, e ouviu alguns sons. Os sons pareciam 

desesperados. Wong observou e achou no alto de uma 

árvore, um louva-a-deus e uma cigarra em combate 

mortal. Usando seus braços fortes e pinças como 

garras, o louva-a-deus atacava agressivamente a cigarra. 


A batalha terminou logo e a cigarra foi derrotada e 

devorada.Tendo assistido à batalha, algo ocorreu a 

Wong. 


louva-a-deus se movimentava artisticamente durante 

sua matança. Esperava para seus avanços e se retirava 

perfeitamente; usava golpes a longa distância e 

esmagamento a curta distância corretamente; pegava e 

lançava metodicamente. Wong pensou, "Isto não se 

assemelha às habilidades de uma pessoa lutando”? 


Assim, Wong capturou o mantídeo e o levou para o 

templo. Ele procedeu provocando o inseto diariamente 

com um pedaço de palha e então, cuidadosamente 

observava as suas reações.

Sendo um homem analítico e inteligente (e perito em 

vários estilos de artes marciais), Wong descobriu logo 

que o mantídeo fizera uso de doze métodos principais 

para ataque e defesa que são conhecido como os doze 

princípios ou palavras-chave do estilo Louva-a-Deus. Os 

primeiros três princípios são NGAU, LAU, e CHOI. 


Individualmente, os significados respectivos deles são 

gancho, aperto e agarramento. Mas, quando todos os 

três são usados em combinação, os movimentos atuais 

são um gancho, um aperto e então um golpe. O quarto 

princípio é GWA que neste caso significa bloqueio 

superior. O quinto e sexto princípios são DIL e JHIN que 

pretendem interceptar e avançar. O sétimo e oitavo 

princípios são DIEW e DAH, significando gancho e 

golpe respectivamente. O nono e décimo princípios são 

JEEN e NEEN. Os significados respectivos deles são 

aderir e colar e refletem os princípios bem parecidos de 

luta a curta distância. O décimo primeiro e décimo 

segundo princípios são TIEP e KAO e significam aderir e 

apoiar.

Wong pegou os melhores pontos de dezessete outras 

escolas de boxe chinês daquele momento e os 

combinou agora em um estilo conciso sem igual, 

conhecido como o estilo do Louva-a-Deus.

Quando o superior de Wong voltou, três anos depois, 

lutou novamente com Wong. Sem saber da grande 

melhoria em sua habilidade, o superior foi jogado longe 

alguns metros durante o combate amigável. Chocado, 

ele perguntou para Wong a razão do seu grande avanço 

marcial. Wong lhe falou tudo o que acontecera. Depois 

disso, eles praticaram entre si freqüentemente, refinando 

a arte para um nível superior. Desta forma, o Boxe do 

Louva-a-Deus foi originado.

Alguns décadas depois, Wong e o superior morreram, 

mas a arte do Louva-a-Deus não estava perdida. 

Continuou sendo ensinada aos monges de Templo de 

Shaolin e foi desenvolvida mais adiante com cada 

geração. Porém, a arte ainda ficou limitada só às 

pessoas de dentro do templo, até um monge taoísta 

chamado de Sin Siu, que vagava ao longo da China, 

que, ao entrar para o Templo, aprendera a arte ensinada 

pelos monges.

Depois que Sin Siu deixou o templo, ele ensinou a arte a 

Lei San Tien. Depois que Lei aprendera o sistema 

inteiro, então estabeleceu um serviço de escolta na 

China. Por uma certa taxa, guardaria e transportaria 

valiosos bens para um destino fixo para seus clientes. O 

serviço de Lei era notável por sua confiabilidade e 

segurança ao longo do Norte da China. Lei ficou 

conhecido pelos ladrões como “Mãos de Relâmpago”. 

Ninguém pôde derrotá-lo.

Com o passar do tempo, Lei se preocupou se haveria 

alguém para passar a arte que lhe tinha trazido fama e 

prosperidade já que não teve nenhum filho. Assim, ele 

foi a procura de alguém que tivesse tido um treinamento 

básico suficiente em artes marcias para herdar a arte do 

Louva-a-Deus. Ele não foi desapontado. Um dia, 

enquanto estava viajando pela Montanha Fook, ele 

ouviu falar de um homem chamado Wong Wei San que 

era o campeão de boxe nacional naquele ano. Assim, Lei 

visitou Wong e pediu para que executasse algumas de 

suas técnicas premiadas. Depois de assistir Wong 

executar, Lei zombou dele e disse que tais técnicas não 

deveriam ter ganho o campeonato. Wong ficou 

extremamente bravo e tentou atacar o Lei. Porém, Lei 

parecia desaparecer no ar. Risos surgiram atrás de 

Wong, que virou ao redor e tentava agarrar Lei, mas 

novamente em vão. Ao contrário, ele foi segurado, 

completamente impossibilitado de se movimentar. 

Percebendo que ele não consegueria vencer a luta 

contra o homem mais velho, ele pediu para que Lei se 

tornasse seu professor. Nos anos que se seguiram, ele 

aprendeu sem reservas tudo aquilo que o professor dele 

sabia.

A família de Wong era rica, assim ele não teve com que 

se preocupar sobre dinheiro. Nem quis exibir sua arte 

que tinha aprendido a estranhos. Ele praticava com 

fascinação. Pelos anos que se seguiram, no fim de sua 

vida, Wong decidiu ensinar sua arte a Fan Yo Tong.


Fan era um homem enorme e pesava mais de trezentas 


libras e foi conhecido pelas pessoas como "O Gigante 

Fan". Ele também era excelente nas técnicas de Palma 

de Ferro. Uma vez, enquanto Fan estava andando pelos 

campos, ele se encontrou entre dois touros a lutar. Fan 

os observava, foi quando os touros o confundiram 

como um invasor e correram em sua direção para atacá-

lo. Quando o primeiro chegou, Fan pôs toda sua força 

na perna direita e desferiu contra o touro um forte chute 

na barriga. O touro caiu morto imediatamente. Fan tratou 

o segundo touro severamente da mesma maneira. Ele 

agarrou um de seus chifres com a mão esquerda e o 

golpeou duramente com a parte de trás de sua mão 

direita. O segundo touro também caiu morto. O 

fazendeiro que era dono dos touros pediu compensação 

pela perda dos animais, mas Fan recusou-se e 

argumentou que ele só estava agindo em autodefesa.

Assim, o nome de Fan correu por toda parte da China. 

Em meados de 1870, alguns russos pediram que Fan 

competisse em um torneio de boxe na Sibéria. Se não 

fosse pela ajuda de muitos amigos e colegas que o 

proveram com os recursos financeiros necessários, ele 

não poderia ter participado. Quando Fan chegou na 

Sibéria, derrotou seu anfitrião como também os demais 

desafiantes. Ele ganhou o campeonato e trouxe glória 

para a China. Infelizmente, o feito não foi conhecido 

amplamente devido aos precários métodos de 

comunicação daquela época.

Em 1919, o comitê da Associação Atlética Jing-Mo de 

Shangai foi surpreendida pela perfeição desta escola de 

boxe chinês. Eles enviaram um representante a 

Shantung pessoalmente atrás de Fan para que ele 

ensinasse sua arte em Shanghai. Porém, Fan recusou 

devido a sua avançada idade. Ao invés, ele enviou em 

seu lugar dois de seus discípulos para representar. Eles 

eram Wong Wai San e Lo Kuo Yo. Porém, Wong não 

pôde se acostumar à vida da cidade e assim ele se 

resignou e voltou à província nativa enquanto Lo 

permaneceu em Shanghai. Lo (o qual era apelidado de 

"Quarto Tio") começou aprendendo sobre a supervisão 

de Fan com uma tenra idade. Ele era famoso por seu 

Teet Sah Jeung (Técnicas de Palma de Ferro) e Lo Han 

Gong (uma exercício de energia interna do Louva-a-

Deus).


Em 1929, em uma competição nacional de boxe chinês


que aconteceu em Nanjing. Um dos estudantes de alto 

nível de Lo de nome Ma Shing Garm representou 

Shanghai na competição. Ma ganhou o primeiro prêmio. 

O nome dele, assim como também o de seu instrutor , 

apareceu nas manchetes de todos os jornais em 

Shanghai.

Alguns anos depois, Lo foi enviado pela Associação 

Atlética Central Jing-Mo para inspecionar filiais da 

organização deles nas províncias meridionais, sendo 

essas Hong Kong e Macao.

Lo ensinou em Hong Kong até a Segunda Guerra 

Mundial começar. Com isso, decidiu voltar a sua nativa 

província de Shantung. Um dos seus discípulos de 

“portas-fechadas”, Wong Hon Fan, continuou a missão 

de promover o Boxe Louva-a-Deus depois que ele 

partisse. Wong Hon Fan treinou muitos estudantes em 

Hong Kong, durante os quarenta anos de carreira 

pedagógica. Ele interrompeu seus ensinamentos em 

1972 e faleceu em dezembro de 1973. Ele era famoso e 

reputado por ensinar o Boxe Louva-a-Deus em Hong 

Kong.

Entre os discípulos de Wong, há aproximadamente vinte 

que foram certificados para ensinar. Um destes 

discípulos é Brendan Lai que está ensinando atualmente 

em São Francisco, Califórnia. Grão Mestre Lai é um dos 

precursores que promoveram as Artes Marciais 

Chinesas nos EUA, nos anos 60. Ele patrocinou muitas 

exibições de artes marciais e torneios e também foi 

selecionado como um do Top Ten Instructors nos 

Estados Unidos pela Revista Inside Kung Fu.

Da invenção do Boxe Louva-a-Deus até hoje, houve uma 

história de três séculos e meio. Com refinamento 

ininterrupto e melhoria da arte, tornando assim um dos 

sistemas mais completos de boxe chinês que é 

praticado atualmente.

Texto extraído da página Oficial: www.brendanlai.com.


Estilos:

Há vários sub-estilos de louva-a-deus:

Wah Lum Tam Tui 華林探腿北螳螂派


Flor de Ameixa Supremo 太極梅花螳螂拳

Supremo (Tàijí) 太極螳螂門

Flor de Ameixa 梅花螳螂拳

Seis Harmonias 六合螳螂拳

Oito Passos 八步螳螂拳

Tábua Brilhante 光板螳螂拳

Punho Longo 長拳螳螂拳

Throwing Hand 摔手螳螂拳

Portão Secreto 秘門螳螂拳

"Seeking Leg" 探腿螳螂拳

Sete estrelas 七星螳螂拳


Sete estrelas

O louva-a-deus sete estrelas é um estilo de kung fu, 

desenvolvido a partir do estilo Louva-a-deus do norte. 

Este estilo é bastante praticado na região da província 

de Shandong na China. O estilo "sete estrelas" é 

conhecido como o mais complexo dos estilos louva-a-

deus de kung fu.





O Estilo do Louva-a-Deus do Sul.

Para o estilo de combate setentrional chinês de 

Shandong, ver Louva-a-deus do norte.

Apesar do seu nome, o estilo louva-a-deus do sul das 
artes marciais chinesas não tem relação nenhuma com o estilo louva-a-deus do norte. O louva-a-deus do sul é em 
vez disso um parente próximo de outros estilos Hakka 
como o Kung Fu do Dragão e um parente distante da 
família de estilos de Fujian que inclui o Grou Branco de Fujian, o Cinco Antepassados, e o Wing Chun.

O louva-a-deus do sul é um sistema de combate a curta 
distância que privilegia técnicas de força curta e tem 
aspectos quer suaves e internos quer duros e externos. 

Como noutros estilos do sul da China, os braços são a 
arma principal, com os pontapés normalmente limitados 
abaixo dos quadris. Coloca-se grande ênfase no 
fortalecimento e desenvolvimento dos braços.

Quando um braço estendido é forte, isso permite ao 
praticante mover-se mais rapidamente uma vez que não 
precisa de recolher o braço ou trazê-lo atrás para 
conseguir mais força, como no boxe ou noutros 
sistemas de combate.

Como o Wing Chun e o Xing yi quan outros estilos 
criados como artes de puro combate o louva-a-deus do 
sul não tem grande valor estético, ao contrário do seu 
homónimo do norte e de outros estilos.

O louva-a-deus do sul tem ligações com a medicina 

tradicional chinesa, em particular o conceito de 

meridianos, que usa para dim mak e tui na.

RAMOS:

Os quatro ramos principais do louva-a-deus do sul são:
Chow Gar (周家; família Chow)
Chu Gar (朱家; família Chu)
Kwong Sai Jook Lum (江西竹林; Jiangxi Floresta de 
Bambu)
Boi de Ferro (鐵牛)





Pode-se adivinhar um antepassado comum não apenas 

devido às suas semelhanças, mas também ao facto de 

todos partilharem uma sequência técnica, Sarm Bo Jin.

No entanto, as genealogias destes ramos não são 
suficientemente completas para estabelecer a ligação 
entre eles até um único antepassado comum.

Lau Shui 劉瑞/劉水:
Apenas o parentesco entre os ramos das famílias Chow 
e Chu pode ser verificado, uma vez que o antepassado 
comum mais recente de ambas, Lau Shui (劉瑞, 劉水﹞, 
morreu em 1942, uma data relativamente recente.

Chow Gar 周家 :
O ramo da família Chow estabelece os antecedentes da 
sua arte até cerca de 1800 até Chow Ah-Nam (周亞南), 
um Hakka que enquanto rapaz deixou a sua casa na 
província de Cantão / Guangdong para tratamento médico 
no Mosteiro de Shaolin do sul na província de Fujian 
onde, para além de ser tratado ao seu problema do 
estômago, foi treinado nas artes marciais e veio a criar o 
louva-a-deus do sul.

Chu Gar 朱家 :
O ramo da família Chu atribui a sua arte a Chu Fook-To, 
que criou o louva-a-deus do sul como um sistema de 
combate para adversários da Dinastia Qing manchu (1644–1912) que derrubou a família real han Ming (1368–1644) da qual ele era um membro. De acordo com o ramo da família Chu, os líderes Qing destruíram o Mosteiro de Shaolin original de Henan por Chu se ter refugiado lá, obrigando Chu a fugir para o Mosteiro de Shaolin do Sul em Fujian.

Kwong Sai Jook Lum 江西竹林 :
O estilo Kwong Sai Jook Lum faz recuar as suas origins 
ao templo de Jook Lum Gee no Monte Longhu (龍虎山) 
em Kwong Sai, onde foi criado no início do séc. XIX por 
um dos monges, Som Dot.

Em meados do séc. XIX, Som Dot trasmitiu a arte ao seu 
condiscípulo monge Lee Siem, que viria a visitar Cantão,  para o sul, e ensinar aí a arte a praticantes leigos.

Um dos alunos de Lee de Cantão, Chung Yu-Chang, viria  a voltar com ele para Kwong Sai a fim de completer o seu treino em Jook Lum Gee.

Cerca de 1900, Chung abriu a sua primeira escola de 
artes marciais e clínica de medicina tradicional chinesa 
no condado de Bao'an na cidade de Píngshān (坪山), da 
qual eram nativos Wong Yook-Kong e Lum Wing-Fay, 
que viriam a ser os seus sucessores. 

Wong viria a ser o responsável pela preservação do 
Louva-a-Deus de Kwong Sai Jook Lum dentro da China 
e Lum (também referido como "Lum Sang" 林生, 
literalmente "Senhor Lum," forma respeitosa usada 
pelos seus sucessores) responsável pela sua 
disseminação no exterior.

Boi de Ferro 鐵牛 :
O ramo do Boi de Ferro é assim denominado devido ao 
seu fundador, Boi de Ferro Choi (Choi Dit-Ngau; 蔡鐵牛), 
que lutou na Revolta dos Boxeres (1900).

HAKKA KUEIN:
Ainda que se possa contestar a veracidade das histórias 
que contam as origens dos estilos de louva-a-deus do 
sul, o que é indiscutível é a sua ligação ao povo Hakka 
da região do interior oriental de Cantão. 

A região que é constitui o berço do louva-a-deus do sul 

começa no centro do território Hakka em Xingning, de 

onde o fundador do Chow Gar, Chow Ah-Nam, veio. De 

Xingning, o Dongjiang flui para ocidente vindo da de 

Meizhou através de Heyuan, de onde o fundador do Boi 

de Ferro Choi Dit-Ngau veio.


Na prefeitura de Huizhou, o Dongjiang forma a fronteira 
Setentrional do condado de Huìyáng (惠陽), de onde 
eram originários o mestre Chung Yu-Chang do Kwong 
Sai Jook Lum e o mestre Lau Shui do estilos Chow/Chu 
Gar. 

Daqui, o Dongjiang corre para o Delta do Rio das 
Pérolas no condado de Bao'an (actualmente Shenzhen), de onde vieram os mestres Wong Yook-Gong e Lum Wing-Fay do Kwong Sai Jook Lum. 

Todos estes mestre pertenciam ao povo chinês falante 
de hakka, que manteve o louva-a-deus do sul apenas 
para os seus, até à geração de Lau Shui e Lum Wing-
Fay.

De facto, a tradição do Kwong Sai Jook Lum diz que em 
tempos foi conhecido por "Hakka Kuen" (literalmente 
"punho hakka") pelo público em geral na zona do Delta 
do Rio das Pérolas. 

Quando Lum Wing-Fay começou a ensinar pela primeira 
vez louva-a-deus do sul nos Estados Unidos, fê-lo numa 
organização fraternal Hakka, a Hip Sing Tong.

Lum viria depois a aceitar estudantes que não eram 
hakka, mas ainda tinham que ser chineses (parece ter 
havido como excepção um taxista branco cuja bondade 
incomum para com Lum lhe permitiu receber alguma 
instrução básica de um dos discípulos de Lum).

Foi apenas a geração seguinte de mestres de Kwong Sai 
Jook Lum que tornou a arte disponível para aprendizagem por um público não-chinês.

A aceitação por Lau Shui do não-Hakka Ip Shui como 
um discípulo teve muito a ver com a bondade 
demonstrada por Ip e sua esposa para com Lau quando 
ele ficou doente numa altura em que a ocupação 
japonesa de Hong Kong o tinha isolado de todos os 
seus familiares. 

Todos os outros quatro discípulos de Lau ,são:
Chu Kwong-Wha, Chu Yu-Hing, Lum Wha, e Wong 

Hong-Kwong eram hakka.


A tradição do louva-a-deus do sul Chu Gar defende que  os hakka descendem de gente leal à Dinastia Ming que 
fugiu para o sul quando esta foi destronada pela 
Dinastia Qing.

No entanto, os estudos académicos sobre a história da 
China apontam para que o termo "Hakka" referisse 
originalmente, não os refugiados fugidos à perseguição 
da Dinastia Qing, mas sim aquelas populações que 
receberam incentivos dados pelas autoridades durante 
essa dinastia para irem estabelecer-se em regiões 
subpovoadas do sul da China. 

Entre as artes marciais do sul da China, o ramo da 
família Chu do louva-a-deus do sul está longe de ser o 
único a invocar uma herança de resistência anti-Qing; o 
facto de a maior parte dos sistemas dessa região o 
fazerem é reflexo da grande quantidade de resistentes 
anti-Qing nos meios das artes marciais chinesas 
meridionais.

Quer Cantão quer Fujian são províncias onde há zonas 
preponderantemente hakka, ambas estão fortemente 
associadas com as artes marciais chinesas do sul, e 
ambas foram palco de forte e persistente oposição ao 
governo Qing, como a Revolta de Taiping, liderada por 
hacás e a Sociedade do Céu e da Terra, cujos 
fundadores eram da prefeitura de Zhangzhou na 
Província de Fujian, na sua fronteira com Cantão.

Sociedades como a Céu e Terra são dignas de nota pela 
forma como os seus membros transcendiam as barreiras 
tradicionais da sociedade chinesa como as que separam 
habitualmente hacás de não-hacás. 

De facto, uma precursora da Sociedade do Céu e da 
Terra foi organizada por Ti Xi, um dos fundadores da 
Céu e Terra, em Huizhou, parte da região considerada 
"centro" do estilo louva-a-deus hakka. A Sociedade do 
Céu e da Terra desenvolveu mitos de o

rigens em Shaolin como parte de um mais vasto 

discurso anti-Qing. 

Talvez os hakka que se opunham à Distastia Ming 

tenham feito algo de semelhante, transformando a sua 

migração para sul e a fuga para sul dos resistentes leais 

aos Ming numa única narrativa.






LOUVA-A-DEUS:

As tradições dos ramos Chow Gar e Kwong Sai Jook 
Lum dizem que os seus respectivos fundadores Chow Ah-Nam e Som Dot criaram os seus estilos após terem testemunhado uma luta entre um louva-a-deus e um pássaro, que o louva-a-deus ganhou. 

Esta inspiração é um motivo recorrente nas artes marciais chinesas que pode ser encontrado também nas lendas do louva-a - deus do Norte, de ambos os estilos de Grou Branco, do 
Tai Chi Chuan, e do Wing Chun.

No entanto, as tradições do ramo da família Chu dizem 
que o nome "louva-a-deus do sul" foi escolhido para 
esconder das forças Qing as suas afiliações políticas 
fingindo que este esotérico estilo praticado por 
resistentes leais aos Ming era afinal uma variante 
regional do popular e muito espalhado estilo Louva-a-
deus de Shandong.








Comparação de um desenho técnico de Louva-Deus (Mantis)
e o de um homem postura da mão em gancho.



Técnicas do estilo Mantis com David Chiang Wei.

Técnicas do estilo Mantis com David Chiang Wei.

Técnicas do estilo Mantis com David Chiang Wei.

Técnicas do estilo Mantis com David Chiang Wei.


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