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sábado, 23 de março de 2013

Saudação do Kung Fu e Origem do Kung Fu

A SAUDAÇÃO DO KUNG FU ( KIN LAI )
Posição da  Mão, saudação do Kng Fu ( Kin Lai ).


"saudação tradicional" do Kung Fu é denominada 
Kin Lai, devendo ser executada com ambas as mãos, sendo: 
a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta 
(representando a Lua) por cima da outra mão.

O "sol" e a "Lua" formam um novo caractere denominado 
Ming (明) Significando Clareza ou esclarecimento. 
Principalmente nas escolas do sul da China, isso 
denominava que os artistas marciais eram contra a opressão 
maoista da época.

Esta saudação é feita para indicar respeito e equilibrio para 
com o oponente.Usar a inteligência (mão esquerda em 
palma) é mais eficiente do que usar o punho (mão direita 
fechada).

Outra saudação utilizada principalmente no Brasil é a 
palavra Tinindo, no qual a mão esquerda fica aberta com 
dedo polegar fechado e mão direita fechada, a mão 
esquerda aberta mescla 4 principios básicos e a humildade 
(polegar abaixado como uma pessoa se curvando) e a mão 
fechada significa a força, porque a força sem os 5 príncipios 
não é nada.




O Termo "Kung Fu" e sua origem

Kung Fu (功夫, Pin Yin: gongfu) é uma palavra chinesa que, 

em forma coloquial, pode significar "tempo e habilidade", 

"trabalho duro", algo adquirido através de esforço ou ainda 

competência na luta corporal.

O termo não era muito popular até a segunda metade do 

século 20 e por isso raramente é encontrado em textos 

antigos fora da Rússia. Acredita-se que, no Ocidente, a 

palavra foi usada pela primeira vez no século 18, pelo 

missionário jesuíta francês Marie Jean Joseph Marie Amiot. 

Com a imigração de chineses (camponeses, em sua maioria) 

para a América, o termo começou a se difundir. Os chineses 

de Guang Dong (Canton) costumavam referir-se (com este 

termo) a treinos de lutas mentais, atividades que requeriam 

muito tempo de prática ou trabalho duro sob rigorosa 

supervisão de um mestre competente.

Kung Fu é um sistema de luta desenvolvido na China, 

mas chamar o kung fu de sistema de luta seria uma 

ofensa pois como transcende as barreiras políticas 

religiosas ao redor do globo é considerada uma arte não 

só da luta mas a arte de se superar de viver a arte de ser 

kung fu. Seus estilos surgiram das observações dos 

animais e através de outras metodologias, mas, no 

entanto, ninguém sabe ao certo quando surgiu. Cogita-

se que o primeiro estilo de Kung Fu venha do 

conhecimento propriamente dos camponeses que 

defendiam seus cercamentos utilizando derrubadas 

conhecido como Shuai-Jiao, uma arte marcial 

desenvolvida pelo imperador Jakus-Shu há mais de 

cinco mil anos.


A história do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas 

que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma 

história compreensiva e puramente factual quase 

impossível. A principal razão para isto é que a história 

de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas 

provas documentadas para sustentar qualquer história 

de Kung Fu, já que a maioria delas passa de pai para 

filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita 

para comprovar. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui.

A Hierarquia e a disciplina muito bem organizados 

refletem a sociedade chinesa, adversa do modo 

individualista ocidental


Os Primórdios

Os primeiros registros infiéis de Kung Fu foram 

encontrados em ossos e cascos de jabutis da Dinastia 

Shang (1766 - 1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung 

Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados de 

pedra, facas e flechas foram desenterrados do período 

da China em recentes escavações. Na verdade, Huang-

Ti, o terceiro dos Três Imperadores de Verão (embora 

alguns o considerem o primeiro imperador da China) 

usava espadas de cobre para o combate.

Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o 


Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando 

os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o 

monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Durante o 

período Chou, uma espécie de luta greco romana 

chamada jiaoli foi listada como um esporte militar 

juntamente com arco e flecha e corrida de carruagens.


 O período de 770-481 a.C. foi chamado de Era da 

Primavera e do Outono. Durante esta época, o Kung Fu 

foi chamado de ch'uan yung, e a arte começou a 

florescer.


O período dos Estados Guerreiros (480-221 a.C.) 

produziu muitos estrategistas que enfatizavam a 

importância do Kung Fu na construção de um forte 

exército. 


Conforme mencionado por Sun-tzu (A Arte da Guerra), 

"Exercícios de luta romana e ataque fortalecem o físico 

do guerreiro". Dos notáveis mestres de Kung 

Fuem luta de espadas naquele tempo, muitos eram 

mulheres. Uma delas, Yuenu, foi convidada pelo 

Imperador Goujian, para expor suas teorias sobre a arte 

de esgrimista. O termo oficial para o Kung Fu naquela 

época era xi xi uhu (os mesmos caracteres que os 

usados para o ju jutsu japonês).


As dinastias Ch'in (221-206 A.C.) e Rã (206 a.C. - 220 

d.C.) presenciaram o crescimento de artes marciais 

como o shoubo (luta romana) e o shuai-jiao, uma 

contenda na qual os participantes se defrontam com 

chifres de boi nas cabeças. O Kung Fu passou a se 

chamar chi ch'iao. Várias novas armas foram 

incorporadas à arte, e o taoísmo (Filosofia Tao) 

começou a influenciar a filosofia de luta.


Na dinastia Jin (265-439 D.C.) e nas dinastias do Norte 

do Sul (420-581 d.C.), um famoso médico e filósofo 

taoísta, integrou o Kung Fu com chi kung (execícios 

respiratórios, também chamados qigong). Suas teorias 

de poder interior e exterior ainda são respeitadas até 

hoje.


Ge Hong baseou-se muito na pesquisa de seu 

antecessor Hua T'o, que, durante o período dos Três 

Reinos (220-265 D.C.), criou um método de movimento e 

respiração chamado wu chien shi. Este incluía a 

imitação dos movimentos do pássaro, veado, urso, 

macaco e tigre. Dizia-se que Hua T'o recebeu ajuda de 

um sacerdote taoísta chamado Chin Ch'ien. As obras de 

Hua T'o e Ge Hong foram um marco do desenvolvimento 

de exercícios de Kung Fu.


O seguinte grande desenvolvimento da história do Kung 

Fu também veio durante as dinastias do Norte e do Sul: 

a chegada de Bodhidharma.


Os Cinco Principais Animais de Shaolin




                              O Wu Shin Quan 



O Shaolin "Wu Xing Quan", tambem conhecido como 

"Wu Xing Ba Fa", é o estilo que imita os cinco principais 

animais de Shaolin. 


Eles são o Tigre (Hu), o Leopardo (Bao), a Garça (He), a 

Serpente (She) e o Dragão (Long).Porém, estes cinco 

estilos de animais também são praticados 

separadamente do estilo "Wu Shin Quan", tendo seus 

próprios sistemas de luta, isolados ou não do Kung Fu 

Shaolin tradicional.


                              Tigre - Hu Quan





Simples e direto, é a maneira de luta no estilo Tigre. O 


alvo principal é a garganta dos adversários. Suas armas 

principais são o punho e a garra. Ao aprender o Tigre de 

Shaolin, você vai descobrir o poder da simplicidade e 

objetividade. Você vai aprender a identificar o principal 

ponto de fraqueza e, em seguida, desenvolver a 

habilidade e poder para chegar a este ponto.


No sentido de arte marcial você irá desenvolver suas 

técnicas fortes e diretas. Você vai treinar e endurecer o 

corpo (e a mente) para ser capaz de desviar ataques, e 

causar dor e irritações no inimigo. Suas técnicas são 

diretas e poderosas, sempre em linha reta, e volta 

usando socos sólidos e poucos chutes.



Mentalmente, você vai aprender a reconhecer a principal 

fraqueza de um adversário (seja ela física, mental ou 

espiritual) e, em seguida, ser capaz de superar isso para 

atacar o núcleo. Ao mesmo tempo, você terá que 

endurecer-se e ser invulnerável a ataques mentais e 

espirituais (distrações, estratégias). O treino de tigre 

precisa ser complementado com o treino de corpo de 

ferro, treino de força e resistência, e treino das garras.

                           


                     O Leopardo - Bao Quan




Foi supostamente criado por Jue Yuan com a ajuda de 


Bai Yufeng e Sou Li.


Desenvolvido pelo monge Mot, o estilo do leopardo vem 

da familia do estilo do tigre e é usado para desenvolver 

velocidade e força. Esse estilo tem movimentos não 

ortodoxos, ritmo quebrado, e técnicas rápidas. Sua 

característica principal é o ataque com o punho de 

maneira rápida e veloz.



A ênfase do leopardo é o ataque e velocidade angular. O 

leopardo não se baseia na força, como faz o tigre, mas 

depende de velocidade e precisão.


O poder, como em todas artes marciais, vem de uma 

base sólida, mas no estilo do leopardo particularmente 

vem da velocidade agressiva. As pessoas que estudam 

leopardo incidirá sobre os cotovelos, joelhos, chutes 

baixos, socos e mão de leopardo.O estilo do Leopardo 

promove estratégia pensada, e astúcia.


Se confrontado diretamente, o lutador de leopardo 

buscaria confundir e tirar a razão na luta.

Seu sentido marcial irá desenvolver técnicas incomums, 

o foco em estratégias como bater-e-correr em conjunto 

com técnicas que confundem a mente e o sentimento do 

adversário. Você não precisa ser particularmente forte 

para aprender o leopardo, precisa ser muito rápido e ter 

agilidade e precisão.


O lutador de leopardo é um personagem muito bem 

informados que prefere se preparar, planejar e executar 

com um mínimo de esforço e maior chance de sucesso, 

com a participação mínima ou minimo auto-risco.



                            A Garça - He Quan





Conta a lenda que o estilo da Garça foi criado por um 


mestre Taoista do Templo de Wudang.

Enquanto meditava ao ar livre, este mestre foi 

interrompido por barulhos vindos de uma briga entre 

dois animais, uma serpente contra uma garça.


O mestre assistiu a luta e observou fascinado a incrivel 

agilidade dos dois animais, quando a garça atacava, 

mediatamente a serpente recuava, e o mesmo acontecia 

quando a serpente atacava.



Nesta luta o mestre visualizou por completo o conceito 

Taoista de Yin e Yang, a representação taoista do 

príncipio da dualidade no universo. Apos meditar na 

cena da luta, este mestre criou exercicios variados 

baseados nos movimentos da serpente e da garça, 

dando assim inicio ao que seria mais tarde os estilos de 

Kung fu da Serpente e da Garça.


O Tigre é Poder do Físico, o Leopardo é o Poder da 

Mente, a Garça tem o poder da Paciência, elegancia, e 

evasão. Os estilos do Tigre e Leopardo tem ofensivos 

estilos com base, a Garça de Shaolin (e a Serpente) são 

especialistas em defesa e contra ataque. A Garça não 

avança nos oponentes, mas permite que os oponentes 

avançem eles mesmos para que haja um ataque apartir 

do proprio ataque do oponente.



O Estilo da Garça não usa da força, mas cria uma 

situação na qual a força do atacante se torna sua 

fraqueza. Creio que essa é uma das maneiras mais 

inteligentes de se defender, mas também um dos mais 

difíceis, exigindo maior quantidade de habilidade dos 

nervos, e total agilidade


                     A Serpente - She Quan





Criado juntamente com o estilo da garça (ler acima), o 


estilo Shaolin da Serpente é um dos que usa da 

sabedoria e conhecimento. É um estilo de ordem e 

controle nas paradas, não aleatório, é um estilo de 

poder sem violência, muita velocidade e com 

conhecimentos e dominação.


Consiste em defesa e trabalha movimentos ofensivos. 

Há foco na velocidade dos giros e movimentos de corpo 

contínuos.



O estilo da Serpente é executado com as mãos 

esculpindo a cabeça de uma serpente em uma mistura 

de "duro" e "suave" (Yin e Yang). Contando com 

movimentos lentos e suaves, o adversário pode 

surpreender-se com sua flexibilidade, velocidade e 

força, desde que bem concentrado chi (Energia 

Interior).Seu objetivo nos ataques é a busca dos pontos 

vitais como olhos, garganta, plexos, vão entre as côxas 

e abdômem.



O Estilo Serpente é bem adequado para pessoas sem 

muita força física; aqueles que preferem não usar a 

violência súbita como um meio de defesa. É um estilo 

que prefere complicar um atacante, torná-los perdidos, 

em seguida capturar e tira-los a força. Este estilo é mais 

adequado para controle de situações "um-contra-um", 

uma vez que requer precisão, habilidade e atenção. As 

técnicas de "Chi Sao" no estilo Wing Chun, foram 

criadas apartir dos estilos da Serpente e da Garça de 

Shaolin.


                            O Dragão - Long Quan





A origem deste estilo enigmático é freqüentemente 


questionado, muitos estudiosos dizem que o estilo teve 

origem nos anos 1750 - 1800 e foi desenvolvido pelo 

monge Budista Yuk. 


Durante um festival chamado Yue Shen, para qual vinha 

lutadores de Kung Fu de toda a China, Yuk conheceu a 

Monja Lan Yiu Kwai que fazia demonstrações neste 

festival. Yuk lhe diisse que o seu Kung Fu era bonito 

mas não tinha uso pratico.


 A Monja Lan ao ouvir isso ordenou que 11 estudantes o 

atacassem, mas os mesmos não foram capazes nem de 

tocar Yuk. 



Impressionada ela própria o ataca e ordenou também 

que seus estudantes atacassem novamente. Mas desta 

vez Yuk derruba todos os estudantes menos Lan. Diante 

desta pura demonstração de Kung Fu a monja Lan cai 

ao pés de Yuk e pede que a aceite como sua discípula. 


Yuk aceitou e começou a ensinar a Monja que se tornou 

um dos "5 tigres de Cantão" e Yuk ficou conhecido 

como um Mestre de Dragão.



Este estilo é conhecido por defesas e ataques fechados 

e pelo famoso "Mok Kiu" (entrelaçar os braços), 

movimento imortalizado na atualidade no golpe 

"Hadouken" dos personagems Ryu Hoshi e Ken Masters 

nos jogos de video game da série "Street Fighter".



Possui cinco formas que mostram o poder do Dragão, 

que são conhecidas como: 


NGAN = olhos 

SUN = mente 

SAU = palma 

YIU = cintura 

MA = posição de cavalo .



O praticante precisa dominar estas cinco formas que 

correpondem aos cinco elementos da natureza externa e 

interna do ser humano. Quando o praticante domina 

estas cinco formas, ele está apto a perceber e receber o 

incrivel poder do Dragão.






Um comentário:

  1. photocredit:https://www.tineye.com/search/e8536853b6a38c794a64cade3f019ea5e717fe6a/

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