A SAUDAÇÃO DO KUNG FU ( KIN LAI )
Posição da Mão, saudação do Kng Fu ( Kin Lai ). |
"saudação tradicional" do Kung Fu é denominada
Kin Lai, devendo ser executada com ambas as mãos, sendo:
a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta
(representando a Lua) por cima da outra mão.
O "sol" e a "Lua" formam um novo caractere denominado
Ming (明) Significando Clareza ou esclarecimento.
Principalmente nas escolas do sul da China, isso
denominava que os artistas marciais eram contra a opressão
maoista da época.
Esta saudação é feita para indicar respeito e equilibrio para
com o oponente.Usar a inteligência (mão esquerda em
palma) é mais eficiente do que usar o punho (mão direita
fechada).
Outra saudação utilizada principalmente no Brasil é a
palavra Tinindo, no qual a mão esquerda fica aberta com
dedo polegar fechado e mão direita fechada, a mão
esquerda aberta mescla 4 principios básicos e a humildade
(polegar abaixado como uma pessoa se curvando) e a mão
fechada significa a força, porque a força sem os 5 príncipios
não é nada.
O Termo "Kung Fu" e sua origem
Kung Fu (功夫, Pin Yin: gongfu) é uma palavra chinesa que,
Kung Fu (功夫, Pin Yin: gongfu) é uma palavra chinesa que,
em forma coloquial, pode significar "tempo e habilidade",
"trabalho duro", algo adquirido através de esforço ou ainda
competência na luta corporal.
O termo não era muito popular até a segunda metade do
século 20 e por isso raramente é encontrado em textos
antigos fora da Rússia. Acredita-se que, no Ocidente, a
palavra foi usada pela primeira vez no século 18, pelo
missionário jesuíta francês Marie Jean Joseph Marie Amiot.
Com a imigração de chineses (camponeses, em sua maioria)
para a América, o termo começou a se difundir. Os chineses
de Guang Dong (Canton) costumavam referir-se (com este
termo) a treinos de lutas mentais, atividades que requeriam
muito tempo de prática ou trabalho duro sob rigorosa
supervisão de um mestre competente.
Kung Fu é um sistema de luta desenvolvido na China,
mas chamar o kung fu de sistema de luta seria uma
ofensa pois como transcende as barreiras políticas
religiosas ao redor do globo é considerada uma arte não
só da luta mas a arte de se superar de viver a arte de ser
kung fu. Seus estilos surgiram das observações dos
animais e através de outras metodologias, mas, no
entanto, ninguém sabe ao certo quando surgiu. Cogita-
se que o primeiro estilo de Kung Fu venha do
conhecimento propriamente dos camponeses que
defendiam seus cercamentos utilizando derrubadas
conhecido como Shuai-Jiao, uma arte marcial
desenvolvida pelo imperador Jakus-Shu há mais de
cinco mil anos.
A história do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas
que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma
história compreensiva e puramente factual quase
impossível. A principal razão para isto é que a história
de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas
provas documentadas para sustentar qualquer história
de Kung Fu, já que a maioria delas passa de pai para
filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita
para comprovar. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui.
A Hierarquia e a disciplina muito bem organizados
refletem a sociedade chinesa, adversa do modo
individualista ocidental.
Os Primórdios
Os primeiros registros infiéis de Kung Fu foram
encontrados em ossos e cascos de jabutis da Dinastia
Shang (1766 - 1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung
Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados de
pedra, facas e flechas foram desenterrados do período
da China em recentes escavações. Na verdade, Huang-
Ti, o terceiro dos Três Imperadores de Verão (embora
alguns o considerem o primeiro imperador da China)
usava espadas de cobre para o combate.
Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o
Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando
os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o
monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Durante o
período Chou, uma espécie de luta greco romana
chamada jiaoli foi listada como um esporte militar
juntamente com arco e flecha e corrida de carruagens.
O período de 770-481 a.C. foi chamado de Era da
Primavera e do Outono. Durante esta época, o Kung Fu
foi chamado de ch'uan yung, e a arte começou a
florescer.
O período dos Estados Guerreiros (480-221 a.C.)
produziu muitos estrategistas que enfatizavam a
importância do Kung Fu na construção de um forte
exército.
Conforme mencionado por Sun-tzu (A Arte da Guerra),
"Exercícios de luta romana e ataque fortalecem o físico
do guerreiro". Dos notáveis mestres de Kung
Fuem luta de espadas naquele tempo, muitos eram
mulheres. Uma delas, Yuenu, foi convidada pelo
Imperador Goujian, para expor suas teorias sobre a arte
de esgrimista. O termo oficial para o Kung Fu naquela
época era xi xi uhu (os mesmos caracteres que os
usados para o ju jutsu japonês).
As dinastias Ch'in (221-206 A.C.) e Rã (206 a.C. - 220
d.C.) presenciaram o crescimento de artes marciais
como o shoubo (luta romana) e o shuai-jiao, uma
contenda na qual os participantes se defrontam com
chifres de boi nas cabeças. O Kung Fu passou a se
chamar chi ch'iao. Várias novas armas foram
incorporadas à arte, e o taoísmo (Filosofia Tao)
começou a influenciar a filosofia de luta.
Na dinastia Jin (265-439 D.C.) e nas dinastias do Norte e
do Sul (420-581 d.C.), um famoso médico e filósofo
taoísta, integrou o Kung Fu com chi kung (execícios
respiratórios, também chamados qigong). Suas teorias
de poder interior e exterior ainda são respeitadas até
hoje.
Ge Hong baseou-se muito na pesquisa de seu
antecessor Hua T'o, que, durante o período dos Três
Reinos (220-265 D.C.), criou um método de movimento e
respiração chamado wu chien shi. Este incluía a
imitação dos movimentos do pássaro, veado, urso,
macaco e tigre. Dizia-se que Hua T'o recebeu ajuda de
um sacerdote taoísta chamado Chin Ch'ien. As obras de
Hua T'o e Ge Hong foram um marco do desenvolvimento
de exercícios de Kung Fu.
O seguinte grande desenvolvimento da história do Kung
Fu também veio durante as dinastias do Norte e do Sul:
a chegada de Bodhidharma.
Os Cinco Principais Animais de Shaolin
O Shaolin "Wu Xing Quan", tambem conhecido como
"Wu Xing Ba Fa", é o estilo que imita os cinco principais
animais de Shaolin.
Eles são o Tigre (Hu), o Leopardo (Bao), a Garça (He), a
Serpente (She) e o Dragão (Long).Porém, estes cinco
estilos de animais também são praticados
separadamente do estilo "Wu Shin Quan", tendo seus
próprios sistemas de luta, isolados ou não do Kung Fu
Shaolin tradicional.
Tigre - Hu Quan
Simples e direto, é a maneira de luta no estilo Tigre. O
alvo principal é a garganta dos adversários. Suas armas
principais são o punho e a garra. Ao aprender o Tigre de
Shaolin, você vai descobrir o poder da simplicidade e
objetividade. Você vai aprender a identificar o principal
ponto de fraqueza e, em seguida, desenvolver a
habilidade e poder para chegar a este ponto.
No sentido de arte marcial você irá desenvolver suas
técnicas fortes e diretas. Você vai treinar e endurecer o
corpo (e a mente) para ser capaz de desviar ataques, e
causar dor e irritações no inimigo. Suas técnicas são
diretas e poderosas, sempre em linha reta, e volta
usando socos sólidos e poucos chutes.
Mentalmente, você vai aprender a reconhecer a principal
fraqueza de um adversário (seja ela física, mental ou
espiritual) e, em seguida, ser capaz de superar isso para
atacar o núcleo. Ao mesmo tempo, você terá que
endurecer-se e ser invulnerável a ataques mentais e
espirituais (distrações, estratégias). O treino de tigre
precisa ser complementado com o treino de corpo de
ferro, treino de força e resistência, e treino das garras.
O Leopardo - Bao Quan
Foi supostamente criado por Jue Yuan com a ajuda de
Bai Yufeng e Sou Li.
Desenvolvido pelo monge Mot, o estilo do leopardo vem
da familia do estilo do tigre e é usado para desenvolver
velocidade e força. Esse estilo tem movimentos não
ortodoxos, ritmo quebrado, e técnicas rápidas. Sua
característica principal é o ataque com o punho de
maneira rápida e veloz.
A ênfase do leopardo é o ataque e velocidade angular. O
leopardo não se baseia na força, como faz o tigre, mas
depende de velocidade e precisão.
O poder, como em todas artes marciais, vem de uma
base sólida, mas no estilo do leopardo particularmente
vem da velocidade agressiva. As pessoas que estudam
leopardo incidirá sobre os cotovelos, joelhos, chutes
baixos, socos e mão de leopardo.O estilo do Leopardo
promove estratégia pensada, e astúcia.
Se confrontado diretamente, o lutador de leopardo
buscaria confundir e tirar a razão na luta.
Seu sentido marcial irá desenvolver técnicas incomums,
o foco em estratégias como bater-e-correr em conjunto
com técnicas que confundem a mente e o sentimento do
adversário. Você não precisa ser particularmente forte
para aprender o leopardo, precisa ser muito rápido e ter
agilidade e precisão.
O lutador de leopardo é um personagem muito bem
informados que prefere se preparar, planejar e executar
com um mínimo de esforço e maior chance de sucesso,
com a participação mínima ou minimo auto-risco.
A Garça - He Quan
Conta a lenda que o estilo da Garça foi criado por um
mestre Taoista do Templo de Wudang.
Enquanto meditava ao ar livre, este mestre foi
interrompido por barulhos vindos de uma briga entre
dois animais, uma serpente contra uma garça.
O mestre assistiu a luta e observou fascinado a incrivel
agilidade dos dois animais, quando a garça atacava,
mediatamente a serpente recuava, e o mesmo acontecia
quando a serpente atacava.
Nesta luta o mestre visualizou por completo o conceito
Taoista de Yin e Yang, a representação taoista do
príncipio da dualidade no universo. Apos meditar na
cena da luta, este mestre criou exercicios variados
baseados nos movimentos da serpente e da garça,
dando assim inicio ao que seria mais tarde os estilos de
Kung fu da Serpente e da Garça.
O Tigre é Poder do Físico, o Leopardo é o Poder da
Mente, a Garça tem o poder da Paciência, elegancia, e
evasão. Os estilos do Tigre e Leopardo tem ofensivos
estilos com base, a Garça de Shaolin (e a Serpente) são
especialistas em defesa e contra ataque. A Garça não
avança nos oponentes, mas permite que os oponentes
avançem eles mesmos para que haja um ataque apartir
do proprio ataque do oponente.
O Estilo da Garça não usa da força, mas cria uma
situação na qual a força do atacante se torna sua
fraqueza. Creio que essa é uma das maneiras mais
inteligentes de se defender, mas também um dos mais
difíceis, exigindo maior quantidade de habilidade dos
nervos, e total agilidade
A Serpente - She Quan
Criado juntamente com o estilo da garça (ler acima), o
estilo Shaolin da Serpente é um dos que usa da
sabedoria e conhecimento. É um estilo de ordem e
controle nas paradas, não aleatório, é um estilo de
poder sem violência, muita velocidade e com
conhecimentos e dominação.
Consiste em defesa e trabalha movimentos ofensivos.
Há foco na velocidade dos giros e movimentos de corpo
contínuos.
O estilo da Serpente é executado com as mãos
esculpindo a cabeça de uma serpente em uma mistura
de "duro" e "suave" (Yin e Yang). Contando com
movimentos lentos e suaves, o adversário pode
surpreender-se com sua flexibilidade, velocidade e
força, desde que bem concentrado chi (Energia
Interior).Seu objetivo nos ataques é a busca dos pontos
vitais como olhos, garganta, plexos, vão entre as côxas
e abdômem.
O Estilo Serpente é bem adequado para pessoas sem
muita força física; aqueles que preferem não usar a
violência súbita como um meio de defesa. É um estilo
que prefere complicar um atacante, torná-los perdidos,
em seguida capturar e tira-los a força. Este estilo é mais
adequado para controle de situações "um-contra-um",
uma vez que requer precisão, habilidade e atenção. As
técnicas de "Chi Sao" no estilo Wing Chun, foram
criadas apartir dos estilos da Serpente e da Garça de
Shaolin.
O Dragão - Long Quan
A origem deste estilo enigmático é freqüentemente
questionado, muitos estudiosos dizem que o estilo teve
origem nos anos 1750 - 1800 e foi desenvolvido pelo
monge Budista Yuk.
Durante um festival chamado Yue Shen, para qual vinha
lutadores de Kung Fu de toda a China, Yuk conheceu a
Monja Lan Yiu Kwai que fazia demonstrações neste
festival. Yuk lhe diisse que o seu Kung Fu era bonito
mas não tinha uso pratico.
A Monja Lan ao ouvir isso ordenou que 11 estudantes o
atacassem, mas os mesmos não foram capazes nem de
tocar Yuk.
Impressionada ela própria o ataca e ordenou também
que seus estudantes atacassem novamente. Mas desta
vez Yuk derruba todos os estudantes menos Lan. Diante
desta pura demonstração de Kung Fu a monja Lan cai
ao pés de Yuk e pede que a aceite como sua discípula.
Yuk aceitou e começou a ensinar a Monja que se tornou
um dos "5 tigres de Cantão" e Yuk ficou conhecido
como um Mestre de Dragão.
Este estilo é conhecido por defesas e ataques fechados
e pelo famoso "Mok Kiu" (entrelaçar os braços),
movimento imortalizado na atualidade no golpe
"Hadouken" dos personagems Ryu Hoshi e Ken Masters
nos jogos de video game da série "Street Fighter".
Possui cinco formas que mostram o poder do Dragão,
que são conhecidas como:
1º NGAN = olhos
2º SUN = mente
3º SAU = palma
4º YIU = cintura
5º MA = posição de cavalo .
O praticante precisa dominar estas cinco formas que
correpondem aos cinco elementos da natureza externa e
interna do ser humano. Quando o praticante domina
estas cinco formas, ele está apto a perceber e receber o
incrivel poder do Dragão.
photocredit:https://www.tineye.com/search/e8536853b6a38c794a64cade3f019ea5e717fe6a/
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