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segunda-feira, 25 de março de 2013

Origem do Tai chi chuan

Tai Chi Chuan

Tai chi chuan (em Chinês: 太極拳 PinYin: Tàijí quán) é uma 
Arte Marcial interna Chinesa, categoria nomeada em chinês 
de Neiija (內家).

Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma 
forma de meditação em movimento.

Os princípios filosóficos do tai chi chuan remetem ao 
Taoísmo e à alquimia chinesa. 

A relação de Yin Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito 
Trigramas), o Livro das Mutações ( I Ching) e o Tao Te 
Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para 
compreensão de seus fundamentos.

Os textos clássicos do Tai chi Chuan escritos pelos mestres 
orientam a:
  • Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動 .
  • Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
  • Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快

O tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente 
uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente 
especialmente por sua relação com a meditação ( tao yin ) e 
com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no r
itmo veloz das grandes cidades uma referência de 
tranquilidade e equilíbrio.









Os criadores do tai chi chuan 
basearam sua arte na observação da 
natureza - não apenas na 
observação dos animais, mas no 
estudo dos princípios da interação 
entre os diversos elementos naturais.

Como somos parte desta natureza, o 
conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de 
nós, estudados pela medicina tradicional Chinesa, revelam o 
Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se 
em nosso interior, situada na região do corpo nomeada 
pelos chineses de Dantian médio.

Yang Cheng Fu  na postura do tai chi conhecida como chicote (tan pien), c. 1918.
Os ideogramas que compõe a palavra Tai Chi Chuan 
significam:

  • 太, Tai significa "o maior", "o mais alto", "supremo", "absoluto".
  • 極 (ou 极, em chinês simplificado), Chi (ou Ji ) significa, original e literalmente, a parte mais alta do telhado - "cumeeira".
  • 拳, Chuan (ou Quan) significa Punho, aqui simbolizando "soco", "luta à mãos livres" (desarmadas), "boxe".


Portanto, algumas das possíveis traduçoes literais de tai 
chi chuan são: "Punho da suprema cumeeira""punho 
do limite supremo" ou simplesmente "punho do tai chi".

Como cada ideograma pode ter mais de um sentido, há 
outras formas de traduzir o termo além destas.

No Taoísmo, onde o tai chi chuan teve sua origem, a 
"suprema cumeeira", ou "limite absoluto" tem a 
conotação filosófica de "elevação", "sublimação", 
"purificação", resultante, entre outras, do 
desenvolvimento de um mecanismo de defesa 
emocional pelo qual tendências ou sentimentos i
nferiores se transformam em outros que não o sejam.

O tai chi também simboliza o "Cosmo" e a interação, dos 
princípios energéticos Yin e Yang, em constante 
mutação , sendo conhecida a sua representação pelo Tai 
Chi tu (diagrama do tai chi), mais conhecido no Ocidente  
como o "símbolo do yin-yang".

Diagrama do Tai Chi. ( Yin e Yang ).


História do Tai Chi

A história do tai chi chuan é considerada sempre sob dois 
aspectos: o lendário e o historicamente comprovado. Esses 
dois aspectos não se excluem necessariamente para a 
maioria dos professores propagadores dessa arte.

O aspecto lendário é, geralmente, encarado como uma 
metáfora para indicar o desenvolvimento dos princípios do t
ai chi chuan através da figura do taoista imortal Chang San 
Feng.

Historicamente comprovado, o criador do tai chi chuan foi 
Chen Wang Ting.Existem indicações de que, durante a 
Dinastia Tang  ( 618 - 906 d.C.), um eremita chamado Xu 
Xuan Ping desenvolveu uma arte chamada "os trinta e sete 
estilos do Tai Chi ", também chamada de Chang Chuan 
(punho longo) ou Chang Kian (rio longo).

Por volta da mesma época, um monge taoista chamado Li 
Dao Zi praticava uma arte denominada "punho longo 
primordial", semelhante aos trinta e sete estilos do tai chi.
Muitas das posturas dessas duas artes têm nomes 
semelhantes aos das atuais posturas dotai chi chuan.

O texto Guan Jing Wu Hui Fa (Método para se Alcançar o 
Esclarecimento Através da Observação da Escritura), escrito 
por Cheng Ling Xi  na época da Dinastia Liang ( 907-923 
d.C.), no periodo das cinco Dinastias e dos dez reinos , é o 
documento mais antigo já encontrado a usar o termo tai chi 
chuan. Cheng Ling Xi foi discípulo de Han Gong Yue , que 
lhe ensinou sua arte, chamada "Os catorze estilos do 
treinamento do tai chi".

Chang San Feng (1247 - ? ), que então vivia num templo 
taoista do monte Wu Dang, já teria desenvolvido uma arte 
conhecida como "Os trinta e dois estilos do punho longo de 
Wudang" e, posteriormente, criou "As treze posturas do tai 
chi", após observar uma luta entre um pássaro (grou) e uma 
cobra, quando constatou que a flexibilidade se sobrepunha 
à rigidez, compreendendo a prática da alternância entre o 
yin e o yang e outras concepções da natureza, que se 
constituem na base do que depois passou a ser chamado 
de tai chi chuan.

Chang San Feng ( Zhang San Feng ).


O sucessor de Chang San Feng foi o também monge taoista 
Tai Yi Zhen Ren  que, no final da Dinastia Ming, difundiu a 
arte entre os discípulos do monte Wudang. Entre esses 
discípulos, encontrava-se outro monge de nome  Ma Yun 
Cheng .

Ma Yun Cheng transmitiu a arte para vários discípulos 
célebres, entre eles Mi Deng Xia  e Guo Ji Yuan, 
popularmente conhecidos como "os dois santos" e Wang 
Zhong Yue,que denominou essa arte de Wu Dang Tai Chi 
Chuan e escreveu o Tratado de Tai Chi Chuan, um dos 
Clássicos do Tai Chi Chuan.

Wang Zhong Yue transmitiu o tai chi chuan ao famoso 
mestre Zhang Song Xi, que depois o ensinou a  Dan Si Nan 
, que veio a ter como discípulo  Wang Zheng Nan , que se 
referia à arte de Wu Dang como uma arte interior, distinta 
das artes de Shaolin, que ele chamava de arte exterior.

Segundo os historiadores Tang Hao e Gui Liu Xin , seguindo 
a origem a partir do fato histórico de que Yang Luchan 
aprendeu com Chen Chang Xing (1771-1853) do vilarejo de 
Chen Jia Gou, o tai chi chuan foi criado por Chen Wangting 
(1600-1680) na passagem da dinastia Ming para a Dinastia 
Qing . Esta é a versão considerada oficial pelo governo 
chinês .

Ji e Qui :

É preciso atenção na sutileza da interpretação chinesa, 
pois no taiji (também transliterado como taichi), esse "ji" 
ou "qui" não é o mesmo "qi" (energia, ar), que o Kung 
Fu (arte marcial chinesa) bem explora como Chi kung  
(ou Qi Gong). 

O ideograma para esse "qi" ( 气 ) 
não é o mesmo do "ji" ( 极 ).

O pano de fundo de ambos os termos pode ser afim, 
apontando para um sentido praticamente comum, mas o 
ji tem direção mais filosófica, quase que taoísta, com 
sentido de supremacia. Assim, o Tai Ji teria um 
significado como sendo um conhecimento de primeira 
grandeza, dando idéia de grande e supremo (mais ao pé 
da letra).

Já o qi do chi kung, é uma técnica de fortalecimento 
interno nas artes marciais chinesas, específico para o 
fortalecimento interno do praticante.

A semelhança dos sons aos ouvidos ocidentais, é 
verdade, colabora para a mistura dos termos. Mas no 
pensamento tradicional chinês, são termos distantes 
com relação à pratica marcial e, principalmente, quanto 
ao conteúdo doutrinário.

Estilos do Tai chi :

São cinco os estilos de tai chi chuan reconhecidos como 
tradicionais pela comunidade internacional, cada um deles 
recebeu o nome da família chinesa que o criou, desenvolveu 
e transmitiu. Todos tem a mesma essência e seguem os 
mesmos princípios básicos, diferindo na forma.
Por ordem cronológica:

  • Tai Chi Chuan estilo Chen (陳氏)
  • Tai Chi Chuan estilo Thssen (陳氏)
  • Tai Chi Chuan estilo Yang (楊氏)
  • Tai Chi Chaun estilo Wu / Hao (武氏)
  • Tai Chi Chuan estilo Wu (吳氏)
  • Tai Chi Chuan estilo Sun  (孫氏)

Ordenados por sua popularidade, considerando o número 
de praticantes, teríamos: Yang, Wu, Chen, Sun e Wu/Hao.

Atualmente encontramos referências a diversos outros 
estilos. Alguns deles são estilos hibridos ou derivados 
destes cinco estilos tradicionais.

Outros alegam ter sido praticados em segredo dentro de 
outras famílias ou em monastérios a partir das referências 
milenares taoístas que deram origem a esta prática, 
tornando-se de conhecimento aberto ao público há menos 
tempo.

Entre estes exemplos se inclui o estilo Wu Dang , referência 
ampla à prática de tai chi chuan realizada ainda hoje nos 
templos da montanha de Wu Dang (não confundir com o 
estilo contemporâneo que tomou para si o nome de Tai Chi 
Chuan de Wu Dang).

Há também o que poderíamos chamar de  Tai Chi Chuan 
estilo de Pequim composto por formas (Tao Lu
padronizadas  pelo Governo Chinês, através do Comitê 
Nacional de Esportes da China, desenvolvidas 
exclusivamente para fins terapêuticos e esportivos. Hoje em 
dia muito popular não apenas na China mas em todo o 
mundo.

As treze posturas fundamentais do Tai Chi :

Enquanto arte marcial, o tai chi chuan se baseia em treze 
conceitos fundamentais (shi san shi 十三势). Estas 
posturas/movimentos podem ser reconhecidos nas diversas 
formas praticadas pelos diferentes estilos. Cada escola i
nterpreta estes conceitos com pequenas variações.

São conhecidas como as oito portas e os cinco passos (八門 
五步), em chinês são denominadas: Peng, Lu, Ji, An, Cai, 
Lie, Zhou, Cao, Jin, Tui, Gu, Pan e Ding.

As oito portas (bā mén) se associam às oito direções 
representadas pelos oito trigramas do Pa Kua (py  bā guà 八
卦), elementos básicos na constituição do I Ching  (py Yijing 
易经 ).

  • Os quatro lados (si zheng 四正)
Péng 掤 (aparar)
 履 (desviar)
 擠 (pressionar)
Àn 按 (empurrar)
  • Os quatro cantos (si yu 四隅)
Cǎi 採 (colher e puxar)
Liè 挒 (colher e quebrar)
Zhǒu 肘 (golpe de cotovelo)
Kào 靠 (golpe de ombro)

Os cinco passos (Wǔ bù) 五步 podem ser relacionados aos 
Cinco Elementos  cósmicos (五行 py wǔ xíng) que 
fundamentam a medicina tradicional chinesa: madeira, fogo, 
terra, metal e água (木, 火, 土, 金, 水).

Jìn bù 進步 (avançar)
Tùi bù 退步 (recuar)
Zǔo gù 左顧 (olhar à esquerda)
Yòu pàn 右盼 (olhar à direita)
Zhōng dìng 中定 (equilíbrio central)

Os Dez princípios essenciais do Tai 
Chi :

Conforme Yang Cheng Fu :

  1. Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade (xu ling ding jin)
  2. Esvaziar o peito (han xiong) e alongar as costas (ba bei)
  3. Relaxar a cintura (song yao)
  4. Distinguir entre o cheio e o vazio (fen xu shi)
  5. Relaxar os ombros [Chen Jian] e soltar os cotovelos (zhui zhou)
  6. Usar a mente e não a força muscular (yong yi bu yong li)
  7. Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo (shang xia xiang sui)
  8. Unir o interior e o exterior (nei wai xiang he)
  9. Mover-se com continuidade, sem rupturas (xiang lian bu duan)
  10. Buscar a quietude dentro do movimento (dong zhong qiu jing) . 


Artes marciais, esporte ou prática para a 
saúde ?

O tai chi chuan já foi concebido e se desenvolveu 
na antiguidade como uma forma avançada e eficaz 
de combate: a função de guarda costas foi exercida 
por diversos praticantes da família Chen; i
nstrutores da família Yang deram aulas para a 
guarda imperial e posteriormente para o exército 
republicano chinês.

Sua aplicação como arte marcial  acontece através 
do uso de movimentos circulares e contínuos que 
acompanham e complementam os movimentos do 
adversário de um modo similar ao ilustrado pelo 
símbolo do Tai Chi. 

Jet Li fazendo o Movimento Tan Pin do Tai Chi.


Ao definir o Wushu   (o termo chinês para arte 
marcial), Jet Li , famoso artista marcial e ator, 
comenta que: 

"Com o advento da tecnologia você 
tem armas, canhões, bombas nucleares e outras 
armas avançadas. Aprender wushu não serve mais 
ao objetivo de lutar corpo a corpo contra tigres, 
invasores etc.. Hoje, se você mata ou aleija alguém 
com um movimento impressionante de wushu 
aprendido com dez anos de um programa intensivo 
de treinamento, isso não vai te ajudar a sobreviver. 

A polícia vai te prender por assassinato, a sociedade 
vai te rejeitar, e a coisa toda teria sido feita muito 
mais rapidamente puxando o gatilho de uma pistola 
com um silenciador. Agora, a sociedade valoriza a 
prática e exibição do wushu de formas diferentes". 

Ele conclui dizendo que, na sua opinião, a melhor 
razão de todas para realizar estas práticas: "é que 
ele permite que a pessoa exercite o seu corpo e 
melhore a sua saúde".

nota: a origem destas citações é o Artigo 
Definição De Wushu por Jet Li .(disponível em 
inglês em www.jetli.com), 

The Official Jet Li Website - 李连杰官方网站 
http://jetli.com/jet/index.php?s=body&ss=wushuography&l=en).

O próprio símbolo do Yin Yang , conhecido também 
como diagrama do tai chi, é a melhor metáfora para 
refletir sobre quaisquer posturas que se apresentem 
como polos opostos em uma discussão.

Este símbolo mostra a interação dos opostos e 
como um interage, define e amplia o significado do 
outro. A prática do tai chi chuan focada na questão 
marcial e a prática focada na questão da saúde 
podem ser vistas como estes polos extremos, para 
que o treinamento seja efetivo é necessária a 
presença destes dois aspectos.

A adequação da proporção entre estes dois 
aspectos dentro do trabalho realizado por um 
instrutor com um grupo específico depende da 
formação do instrutor segundo uma escola que 
enfatize mais um ou outro aspecto, da visão 
pessoal do instrutor sobre a prática e das 
necessidades específicas do grupo de alunos com 
que trabalha (um grupo de adolescentes e um 
grupo de terceira idade naturalmente necessitam de 
propostas distintas).

Sabendo isto, é importante que o interessado em 
praticar tai chi chuan converse com os 
responsáveis pela orientação de seu grupo para 
descobrir como são abordados os diferentes a
spectos pertinentes a esta prática, como: a auto 
defesa; o treinamento para a saúde; o equilíbrio dos 
aspectos fisícos, emocionais, mentais e espirituais 
verificando se estas posturas correspondem às 
suas expectativas em relação à prática.






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