Tai chi chuan (em Chinês: 太極拳 PinYin: Tàijí quán) é uma
Arte Marcial interna Chinesa, categoria nomeada em chinês
de Neiija (內家).
Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma
forma de meditação em movimento.
Os princípios filosóficos do tai chi chuan remetem ao
Taoísmo e à alquimia chinesa.
A relação de Yin Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito
Trigramas), o Livro das Mutações ( I Ching) e o Tao Te
Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para
a compreensão de seus fundamentos.
Os textos clássicos do Tai chi Chuan escritos pelos mestres
orientam a:
- Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動 .
- Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
- Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快
O tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente
uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente
especialmente por sua relação com a meditação ( tao yin ) e
com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no r
itmo veloz das grandes cidades uma referência de
tranquilidade e equilíbrio.
Os criadores do tai chi chuan
basearam sua arte na observação da
natureza - não apenas na
observação dos animais, mas no
estudo dos princípios da interação
entre os diversos elementos naturais.
Como somos parte desta natureza, o
conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de
nós, estudados pela medicina tradicional Chinesa, revelam o
Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se
em nosso interior, situada na região do corpo nomeada
pelos chineses de Dantian médio.
Yang Cheng Fu na postura do tai chi conhecida como chicote (tan pien), c. 1918. |
Os ideogramas que compõe a palavra Tai Chi Chuan
significam:
- 太, Tai significa "o maior", "o mais alto", "supremo", "absoluto".
- 極 (ou 极, em chinês simplificado), Chi (ou Ji ) significa, original e literalmente, a parte mais alta do telhado - "cumeeira".
- 拳, Chuan (ou Quan) significa Punho, aqui simbolizando "soco", "luta à mãos livres" (desarmadas), "boxe".
Portanto, algumas das possíveis traduçoes literais de tai
chi chuan são: "Punho da suprema cumeeira", "punho
do limite supremo" ou simplesmente "punho do tai chi".
Como cada ideograma pode ter mais de um sentido, há
outras formas de traduzir o termo além destas.
No Taoísmo, onde o tai chi chuan teve sua origem, a
"suprema cumeeira", ou "limite absoluto" tem a
conotação filosófica de "elevação", "sublimação",
"purificação", resultante, entre outras, do
desenvolvimento de um mecanismo de defesa
emocional pelo qual tendências ou sentimentos i
nferiores se transformam em outros que não o sejam.
O tai chi também simboliza o "Cosmo" e a interação, dos
princípios energéticos Yin e Yang, em constante
mutação , sendo conhecida a sua representação pelo Tai
Chi tu (diagrama do tai chi), mais conhecido no Ocidente
como o "símbolo do yin-yang".
Diagrama do Tai Chi. ( Yin e Yang ). |
História do Tai Chi
A história do tai chi chuan é considerada sempre sob dois
aspectos: o lendário e o historicamente comprovado. Esses
dois aspectos não se excluem necessariamente para a
maioria dos professores propagadores dessa arte.
O aspecto lendário é, geralmente, encarado como uma
metáfora para indicar o desenvolvimento dos princípios do t
ai chi chuan através da figura do taoista imortal Chang San
Feng.
Historicamente comprovado, o criador do tai chi chuan foi
Chen Wang Ting.Existem indicações de que, durante a
Dinastia Tang ( 618 - 906 d.C.), um eremita chamado Xu
Xuan Ping desenvolveu uma arte chamada "os trinta e sete
estilos do Tai Chi ", também chamada de Chang Chuan
(punho longo) ou Chang Kian (rio longo).
Por volta da mesma época, um monge taoista chamado Li
Dao Zi praticava uma arte denominada "punho longo
primordial", semelhante aos trinta e sete estilos do tai chi.
Muitas das posturas dessas duas artes têm nomes
semelhantes aos das atuais posturas dotai chi chuan.
O texto Guan Jing Wu Hui Fa (Método para se Alcançar o
Esclarecimento Através da Observação da Escritura), escrito
por Cheng Ling Xi na época da Dinastia Liang ( 907-923
d.C.), no periodo das cinco Dinastias e dos dez reinos , é o
documento mais antigo já encontrado a usar o termo tai chi
chuan. Cheng Ling Xi foi discípulo de Han Gong Yue , que
lhe ensinou sua arte, chamada "Os catorze estilos do
treinamento do tai chi".
Chang San Feng (1247 - ? ), que então vivia num templo
taoista do monte Wu Dang, já teria desenvolvido uma arte
conhecida como "Os trinta e dois estilos do punho longo de
Wudang" e, posteriormente, criou "As treze posturas do tai
chi", após observar uma luta entre um pássaro (grou) e uma
cobra, quando constatou que a flexibilidade se sobrepunha
à rigidez, compreendendo a prática da alternância entre o
yin e o yang e outras concepções da natureza, que se
constituem na base do que depois passou a ser chamado
de tai chi chuan.
Chang San Feng ( Zhang San Feng ). |
O sucessor de Chang San Feng foi o também monge taoista
Tai Yi Zhen Ren que, no final da Dinastia Ming, difundiu a
arte entre os discípulos do monte Wudang. Entre esses
discípulos, encontrava-se outro monge de nome Ma Yun
Cheng .
Ma Yun Cheng transmitiu a arte para vários discípulos
célebres, entre eles Mi Deng Xia e Guo Ji Yuan,
popularmente conhecidos como "os dois santos" e Wang
Zhong Yue,que denominou essa arte de Wu Dang Tai Chi
Chuan e escreveu o Tratado de Tai Chi Chuan, um dos
Clássicos do Tai Chi Chuan.
Wang Zhong Yue transmitiu o tai chi chuan ao famoso
mestre Zhang Song Xi, que depois o ensinou a Dan Si Nan
, que veio a ter como discípulo Wang Zheng Nan , que se
referia à arte de Wu Dang como uma arte interior, distinta
das artes de Shaolin, que ele chamava de arte exterior.
Segundo os historiadores Tang Hao e Gui Liu Xin , seguindo
a origem a partir do fato histórico de que Yang Luchan
aprendeu com Chen Chang Xing (1771-1853) do vilarejo de
Chen Jia Gou, o tai chi chuan foi criado por Chen Wangting
(1600-1680) na passagem da dinastia Ming para a Dinastia
Qing . Esta é a versão considerada oficial pelo governo
chinês .
Ji e Qui :
É preciso atenção na sutileza da interpretação chinesa,
pois no taiji (também transliterado como taichi), esse "ji"
ou "qui" não é o mesmo "qi" (energia, ar), que o Kung
Fu (arte marcial chinesa) bem explora como Chi kung
(ou Qi Gong).
O ideograma para esse "qi" ( 气 )
não é o mesmo do "ji" ( 极 ).
O pano de fundo de ambos os termos pode ser afim,
apontando para um sentido praticamente comum, mas o
ji tem direção mais filosófica, quase que taoísta, com
sentido de supremacia. Assim, o Tai Ji teria um
significado como sendo um conhecimento de primeira
grandeza, dando idéia de grande e supremo (mais ao pé
da letra).
Já o qi do chi kung, é uma técnica de fortalecimento
interno nas artes marciais chinesas, específico para o
fortalecimento interno do praticante.
A semelhança dos sons aos ouvidos ocidentais, é
verdade, colabora para a mistura dos termos. Mas no
pensamento tradicional chinês, são termos distantes
com relação à pratica marcial e, principalmente, quanto
ao conteúdo doutrinário.
Estilos do Tai chi :
São cinco os estilos de tai chi chuan reconhecidos como
tradicionais pela comunidade internacional, cada um deles
recebeu o nome da família chinesa que o criou, desenvolveu
e transmitiu. Todos tem a mesma essência e seguem os
mesmos princípios básicos, diferindo na forma.
Por ordem cronológica:
-
- Tai Chi Chuan estilo Chen (陳氏)
- Tai Chi Chuan estilo Thssen (陳氏)
- Tai Chi Chuan estilo Yang (楊氏)
- Tai Chi Chaun estilo Wu / Hao (武氏)
- Tai Chi Chuan estilo Wu (吳氏)
- Tai Chi Chuan estilo Sun (孫氏)
Ordenados por sua popularidade, considerando o número
de praticantes, teríamos: Yang, Wu, Chen, Sun e Wu/Hao.
Atualmente encontramos referências a diversos outros
estilos. Alguns deles são estilos hibridos ou derivados
destes cinco estilos tradicionais.
Outros alegam ter sido praticados em segredo dentro de
outras famílias ou em monastérios a partir das referências
milenares taoístas que deram origem a esta prática,
tornando-se de conhecimento aberto ao público há menos
tempo.
Entre estes exemplos se inclui o estilo Wu Dang , referência
ampla à prática de tai chi chuan realizada ainda hoje nos
templos da montanha de Wu Dang (não confundir com o
estilo contemporâneo que tomou para si o nome de Tai Chi
Chuan de Wu Dang).
Há também o que poderíamos chamar de Tai Chi Chuan
estilo de Pequim composto por formas (Tao Lu)
padronizadas pelo Governo Chinês, através do Comitê
Nacional de Esportes da China, desenvolvidas
exclusivamente para fins terapêuticos e esportivos. Hoje em
dia muito popular não apenas na China mas em todo o
mundo.
As treze posturas fundamentais do Tai Chi :
Enquanto arte marcial, o tai chi chuan se baseia em treze
conceitos fundamentais (shi san shi 十三势). Estas
posturas/movimentos podem ser reconhecidos nas diversas
formas praticadas pelos diferentes estilos. Cada escola i
nterpreta estes conceitos com pequenas variações.
São conhecidas como as oito portas e os cinco passos (八門
五步), em chinês são denominadas: Peng, Lu, Ji, An, Cai,
Lie, Zhou, Cao, Jin, Tui, Gu, Pan e Ding.
As oito portas (bā mén) se associam às oito direções
representadas pelos oito trigramas do Pa Kua (py bā guà 八
卦), elementos básicos na constituição do I Ching (py Yijing
易经 ).
- Os quatro lados (si zheng 四正)
- Péng 掤 (aparar)
- Lǜ 履 (desviar)
- Jǐ 擠 (pressionar)
- Àn 按 (empurrar)
- Os quatro cantos (si yu 四隅)
- Cǎi 採 (colher e puxar)
- Liè 挒 (colher e quebrar)
- Zhǒu 肘 (golpe de cotovelo)
- Kào 靠 (golpe de ombro)
Os cinco passos (Wǔ bù) 五步 podem ser relacionados aos
Cinco Elementos cósmicos (五行 py wǔ xíng) que
fundamentam a medicina tradicional chinesa: madeira, fogo,
terra, metal e água (木, 火, 土, 金, 水).
-
- Jìn bù 進步 (avançar)
- Tùi bù 退步 (recuar)
- Zǔo gù 左顧 (olhar à esquerda)
- Yòu pàn 右盼 (olhar à direita)
- Zhōng dìng 中定 (equilíbrio central)
- Os Dez princípios essenciais do TaiChi :Conforme Yang Cheng Fu :
- Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade (xu ling ding jin)
- Esvaziar o peito (han xiong) e alongar as costas (ba bei)
- Relaxar a cintura (song yao)
- Distinguir entre o cheio e o vazio (fen xu shi)
- Relaxar os ombros [Chen Jian] e soltar os cotovelos (zhui zhou)
- Usar a mente e não a força muscular (yong yi bu yong li)
- Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo (shang xia xiang sui)
- Unir o interior e o exterior (nei wai xiang he)
- Mover-se com continuidade, sem rupturas (xiang lian bu duan)
- Buscar a quietude dentro do movimento (dong zhong qiu jing) .
Artes marciais, esporte ou prática para asaúde ?O tai chi chuan já foi concebido e se desenvolveuna antiguidade como uma forma avançada e eficazde combate: a função de guarda costas foi exercidapor diversos praticantes da família Chen; instrutores da família Yang deram aulas para aguarda imperial e posteriormente para o exércitorepublicano chinês.Sua aplicação como arte marcial acontece atravésdo uso de movimentos circulares e contínuos queacompanham e complementam os movimentos doadversário de um modo similar ao ilustrado pelosímbolo do Tai Chi.Jet Li fazendo o Movimento Tan Pin do Tai Chi. Ao definir o Wushu (o termo chinês para artemarcial), Jet Li , famoso artista marcial e ator,comenta que:"Com o advento da tecnologia vocêtem armas, canhões, bombas nucleares e outrasarmas avançadas. Aprender wushu não serve maisao objetivo de lutar corpo a corpo contra tigres,invasores etc.. Hoje, se você mata ou aleija alguémcom um movimento impressionante de wushuaprendido com dez anos de um programa intensivode treinamento, isso não vai te ajudar a sobreviver.A polícia vai te prender por assassinato, a sociedadevai te rejeitar, e a coisa toda teria sido feita muitomais rapidamente puxando o gatilho de uma pistolacom um silenciador. Agora, a sociedade valoriza aprática e exibição do wushu de formas diferentes".Ele conclui dizendo que, na sua opinião, a melhorrazão de todas para realizar estas práticas: "é queele permite que a pessoa exercite o seu corpo emelhore a sua saúde".nota: a origem destas citações é o ArtigoDefinição De Wushu por Jet Li .(disponível eminglês em www.jetli.com),The Official Jet Li Website - 李连杰官方网站http://jetli.com/jet/index.php?s=body&ss=wushuography&l=en).O próprio símbolo do Yin Yang , conhecido tambémcomo diagrama do tai chi, é a melhor metáfora pararefletir sobre quaisquer posturas que se apresentemcomo polos opostos em uma discussão.Este símbolo mostra a interação dos opostos ecomo um interage, define e amplia o significado dooutro. A prática do tai chi chuan focada na questãomarcial e a prática focada na questão da saúdepodem ser vistas como estes polos extremos, paraque o treinamento seja efetivo é necessária apresença destes dois aspectos.A adequação da proporção entre estes doisaspectos dentro do trabalho realizado por uminstrutor com um grupo específico depende daformação do instrutor segundo uma escola queenfatize mais um ou outro aspecto, da visãopessoal do instrutor sobre a prática e dasnecessidades específicas do grupo de alunos comque trabalha (um grupo de adolescentes e umgrupo de terceira idade naturalmente necessitam depropostas distintas).Sabendo isto, é importante que o interessado empraticar tai chi chuan converse com osresponsáveis pela orientação de seu grupo paradescobrir como são abordados os diferentes aspectos pertinentes a esta prática, como: a autodefesa; o treinamento para a saúde; o equilíbrio dosaspectos fisícos, emocionais, mentais e espirituaisverificando se estas posturas correspondem àssuas expectativas em relação à prática.
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